Voltar para a tela anterior.
A implantação de uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul foi destaque no discurso da vereadora Rose Frigeri/PT, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (03/07), na Câmara Municipal. Ela relembrou a luta histórica, que está tornando possível o Ensino Superior público, na Serra gaúcha.
De acordo com Rose, a luta surgiu na década de 1970, com o plano de tornar a Universidade de Caxias do Sul (UCS) uma instituição federal. Enfatizou a retomada do movimento no último ano, com a inclusão da proposta de criação de uma universidade federal no Plano Plurianual (PPA) da União, referente ao período de 2023 a 2027.
A parlamentar ainda celebrou os anúncios da última audiência pública, do dia 27 de junho, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal, que é presidida por ela. Durante o evento, o diretor executivo da UCS compartilhou que o espaço do Campus 8 está à disposição, para que a UFRGS inicie as atividades em Caxias.
De acordo com a petista, a proposta foi bem recebida e será analisada pelo Ministério da Educação (MEC). Salientou que representantes do MEC virão a Caxias, nas próximas semanas, a fim de avaliarem o Campus 8 e outras opções de locais para o futuro campus. A vereadora Estela Balardin/PT se manifestou em apoio à pauta.