Prezados profissionais da imprensa.
O momento é oportuno para críticas. Porém, como estou há 16 anos acompanhando o serviço público prestado em nossa cidade, segue abaixo o meu contraponto, sem obviamente desrespeitar o que foi democraticamente divulgado:
Em razão da ampla divulgação sobre os salários dos servidores, esses funcionários públicos podem estar sendo colocados em uma situação constrangedora (sendo alguns com até 35 anos de trabalho prestado). Porém, esses servidores não têm culpa alguma, já que os salários e benefícios são pagos com base em leis e emendas enviadas pelo Poder Executivo e aprovadas pela Câmara de Vereadores. Em momento algum se pode atribuir responsabilidade aos servidores, que estão sob a tutela de um Estatuto. São normas que devem ser cumpridas, já que foram criadas pelo Executivo e aprovadas pelo Legislativo.
Quanto à aposentadoria, os serviodres possuem um plano de previdência próprio, contribuindo com 11% do salário. Essa verba vai para um fundo gerenciado pelo Executivo, tendo assim o direito à aposentadoria integral. Tudo isso é levado em conta quando o cidadão comum presta um concurso visando a se tornar um servidor público, cuja concorrência é enorme e só passam os que estão realmente preparados.
Acredito que benefícios possam ser utilizados mediante critérios claros da chefia e que venham ao encontro dos interesses da sociedade. Com secretário Municipal de Obras que fui durante três anos e meio, sei muito bem da importância do trabalho profissional dos nossos servidores.
17/10/2011 - 16:35
Assessoria do vereador Mauro Pereira
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.