O Mandato Popular da Vereadora Andressa Marques propõe dar visibilidade e voz para a maioria da população que quase não é representada nos espaços de poder, sendo estes ocupados ao longo da história por uma minoria privilegiada da sociedade. O nosso gabinete se faz na rua, perto das pessoas, nos diferentes territórios e construindo uma cidade mais justa a partir das mãos dos trabalhadores e trabalhadoras, das mulheres e da juventude.
Principais ações na carreira política, na vida pública e nas atividades profissionais:Iniciou a sua trajetória política como presidente do Grêmio Estudantil Província, na Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza, de 2010 a 2012. Em seguida, de 2013 a 2015, foi coordenadora-geral do Diretório dos Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), período em que também atuou como estagiária de gabinete parlamentar na Câmara caxiense. Também em 2013, elegeu-se presidente da União da Juventude Socialista (UJS/Caxias do Sul), cargo que ocupou até 2022.
A primeira candidatura de Andressa Marques a vereadora caxiense remonta às eleições de 2016, já pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sigla na qual está filiada desde 2012. Foi candidata também nas eleições de 2020, quando ficou como primeira suplente do partido na Câmara e obteve a eleição a vice-presidente do PCdoB na cidade, cargo que ocupa até hoje.
No ano de 2020, Andressa se formou em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, profissão essa que chegou a exercer antes do seu mandato, trabalhando com crianças e adolescentes.
Desde então, atua em parceria a associações, movimentos, entidades e projetos sociais para construir ações na cidade. Em 2024, foi a primeira vereadora mulher a ser eleita pelo Partido Comunista do Brasil na cidade, fazendo parte da maior bancada feminina da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.