Voltar para a tela anterior.
Os parlamentares, na sessão desta quinta-feira (29), repercutiram a reunião da Comissão Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizada à tarde. O encontro visou a discutir readequações no trânsito do bairro São Pelegrino, devido à inauguração de novo shopping na Avenida Rio Branco, em setembro deste ano. O vereador Elói Frizzo/PSB defendeu, como solução, a retirada da pista de estacionamento, preservando a calçada.
Segundo Ana Corso/PT, a prefeitura considera, apenas, os interesses do empreendimento. Não podemos permitir que o Executivo imponha um projeto pronto, sem discutir com a comunidade. A solução proposta é a mais drástica, alertou.
Para Denise Pessôa/PT, o projeto de readequação deixa dúvidas. Criticou que o acesso principal ao shopping seja feito pela avenida Rio Branco. De acordo com ela, os semáforos que serão implantados no entorno do shopping dificultarão o fluxo. A redução da calçada, em espaço de 100 metros, não vai resolver o problema de trânsito de toda a região, observou. Rodrigo Beltrão/PT reforçou a necessidade de diálogo com a comunidade da região.
Vinicius Ribeiro/PDT disse que o projeto de viabilização do empreendimento respeita o estatuto da cidade. Ressaltou que o mais importante é priorizar todas as partes envolvidas, ou seja, os pedestres, o transporte coletivo, o trânsito e o empreendimento. Rebateu Denise Pessôa na questão dos semáforos, argumentando que servem, justamente, para priorizar a travessia dos pedestres.
Ari Dallegrave/PMDB enfatizou o esforço da administração para tornar viável a execução do projeto e lamentou que a bancada de oposição seja contra todas as alternativas apresentadas.
Conforme Alaor de Oliveira/PMDB, Caxias precisa crescer e, por isso, ações precisam ser feitas para que o avanço ocorra de uma forma responsável.
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Mauro Pereira/PMDB, argumentou que a retirada da pista de estacionamento representaria um prejuízo enorme para os comerciantes da região e reiterou que as mudanças, propostas no plano de readequação, são as melhores alternativas.
Assis Melo/PCdoB sustentou que o debate precisa se voltar para a humanização da cidade, considerando a qualidade de vida das pessoas. Desde a igreja até o shopping, deveria ser aumentada a calçada. Nesse debate de São Pelegrino, a comissão não é o melhor local. Aqui, as pessoas têm dificuldades para falar. Não sou contra, mas esse debate precisa fluir melhor, comentou.