Voltar para a tela anterior.
O parlamentar Mauro Pereira/PMDB, na sessão desta quarta-feira (04), retomou a pauta do lixo seletivo em Caxias do Sul, assunto também comentado pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, na sessão de ontem. Mauro ressaltou que, nesta terça-feira (03), no Centro Administrativo do município, foi lançado o programa Catador Legal. Segundo ele, o mérito da iniciativa consiste em regulamentar a atividade dos catadores de lixo, a fim de combater o preconceito e a desigualdade social e promover a reciclagem. A Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) estima que há mais de cem catadores na cidade. Recém-lançado, o programa já cadastrou 40 pessoas desse montante, destacou.
Mauro salientou, ainda, que a prefeitura adquiriu 12 esteiras para facilitar o trabalho de reciclagem. Reiterou que, ontem, a coleta mecanizada do lixo caxiense completou três anos de existência. Citou que, dos 500 contêineres iniciais, o programa alcançou 2,8 mil unidades, beneficiando 165 mil pessoas. Disse que, em 2009, a Codeca investiu R$ 10,9 milhões na aquisição de equipamentos.
O programa Catador Legal envolve, além da Codeca, as secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Emprego e do Meio Ambiente e a Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul.