Voltar para a tela anterior.
O vereador Renato Nunes/PRB ocupou a tribuna na sessão desta quarta-feira (06), para dar destaque ao projeto que protocolou ontem. A matéria objetiva instituir o Programa Estudantil Eleja o Mascote da Escola, tendo como público-alvo alunos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. O texto propõe que, todo mês de abril, os estudantes promovam a candidatura de animais de estimação, com posterior votação, em processo eleitoral a ser coordenado por professores e pais de alunos.
De acordo com o parlamentar proponente, a medida incentivará o desenvolvimento do que chamou de dever cívico do voto. Disse, ainda, que serão estimuladas a preservação dos animais e a confraternização entre professores e alunos.
Em apoio à proposta, manifestaram-se os vereadores Ari Dallegrave/PMDB e Gustavo Toigo/PDT. Para o peemedebista, a iniciativa de Nunes provocará maior politização entre os jovens. O trabalhista apontou para a contribuição ao exercício da cidadania.
Outro projeto de Nunes, também protocolado nesta terça-feira, busca regulamentar a disponibilização de produtos adequados para a higienização das mãos. Entre outros objetivos, o texto tenta limitar a propagação de doenças virais. Desse modo, deverá haver local específico para higiene, em escolas, hospitais, restaurantes, bares, empresas comerciais e industriais e seus similares. O descumprimento à medida acarretaria multa de 50 a 500 Valores de Referência Municipal (VRM). Cada VRM corresponde a R$ 19,37.