Voltar para a tela anterior.
Dentro da campanha de conscientização sobre hábitos saudáveis, em andamento na Câmara Municipal, os servidores da Casa receberam, na tarde desta quinta-feira (14), instruções quanto à correta separação do lixo. As orientações foram feitas por Tiago Tessari, responsável pela educação e conscientização ambiental da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).
Além de esclarecimentos sobre a classificação correta dos resíduos, orgânicos e seletivos (metal, papel, plástico e vidro), o palestrante expôs o trabalho realizado pela Codeca, no que se refere à coleta, separação e destinação do lixo. Em Caxias do Sul, diariamente, são recolhidas 340 toneladas de lixo orgânico e 70 toneladas de seletivo.
De acordo com Tessari, o destino desses resíduos é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, que entrou em operação em abril deste ano. O novo aterro sanitário prevê a geração de energias alternativas a partir dos gases gerados pela decomposição do lixo orgânico. Trezentos e cinquenta pessoas atuam na reciclagem, por meio da Associação dos Recicladores.
O palestrante também esclareceu dúvidas sobre como seria o descarte do óleo de cozinha, que deve ser armazenado em garrafa PET e depositado no contêiner do lixo seletivo. Entre outubro de 2007 e maio de 2010, a central coletou 58.056 litros desse óleo.