Voltar para a tela anterior.
Os constantes congestionamentos na região central de Caxias dos Sul pautaram o pronunciamento do vereador Vinicius Ribeiro/PDT, na sessão desta terça-feira (16). Na última semana, o parlamentar protocolou dois projetos relacionados ao tema. Um deles busca autorizar o parcelamento de multas dos veículos. Segundo a matéria, o pagamento poderia ser feito em até seis parcelas mensais. O outro projeto visa a instituir o Dia Municipal Sem Carro, o Dia Municipal do Pedestre e, também, o Dia Municipal do Transporte Coletivo. As comemorações seriam incluídas nas festividades oficiais do município.
O trabalhista apontou para a necessidade de se fomentarem medidas educativas para o trânsito, pensando no futuro. Ressaltou as dificuldades de escoar o trânsito em determinas vias centrais que são estreitas, o que ocasiona congestionamentos. O legislador, por volta de 1889, quando planejou o Centro de Caxias, o fez pensando no transporte a partir de carroças e cavalos. Hoje, a situação é bem diferente, enfatizou.
Com relação à violência no trânsito, o vereador informou que, a cada seis horas, no Brasil, ocorre uma morte relacionada a acidentes. Segundo Vinicius, esse número reforça a tese de que é preciso lutar por mais educação sobre como agir no trânsito.
Na sequência, Ari Dallegrave/PMDB pediu que a prefeitura estude reestruturações em determinadas vias de acesso a alguns bairros da cidade, onde, segundo ele, acontecem congestionamentos. Como exemplo desse problema, o parlamentar citou a Avenida Bom Pastor, que dá acesso ao bairro Kayser.