Voltar para a tela anterior.
Nesta semana, o vereador Renato Nunes/PRB deu entrada, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, ao projeto de lei que modifica trâmites para a requisição de exames no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Conforme o autor, a matéria objetiva dispensar a análise de especialista para o encaminhamento dos exames já autorizados por médicos credenciados por associação ou entidade sindical que trabalhem na cidade.
Nunes explica que, para embasar a determinação, a proposta baseia-se no fato de o município ser o responsável pela gestão do SUS. Dessa maneira, sinaliza Nunes, a cidade assume o compromisso de garantir a assistência integral da população, tanto ambulatorial quanto hospitalar.
De acordo com o parlamentar, a intenção é proporcionar maior celeridade ao atendimento médico da população. Quem necessitar de um exame mais especializado poderá obtê-lo pelo SUS, sem a necessidade de passar, novamente, por outro médico, destaca Nunes.
O projeto deve tramitar pelas comissões da Casa. Se aprovado em plenário e obtendo sanção do prefeito municipal, as normas necessárias para o cumprimento das medidas serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.