Voltar para a tela anterior.
O projeto para implantação de um centro de referência para atendimento de idosos em Caxias do Sul deu mais um passo na manhã desta quinta-feira (09/11) a partir de uma reunião entre o presidente da Comissão do Idoso do Legislativo, vereador Rafael Bueno/PDT, e a direção do Hospital Virvi Ramos. A instituição de saúde, que também atende pelo SUS, tem interesse em incrementar a assistência ambulatorial especializada aos idosos, visto que 50% dos pacientes que internam no hospital são maiores de 59 anos. Além de Bueno, participaram da reunião Cleciane Doncatto Simsen, diretora de Saúde e Educação do Virvi, o gerente do hospital, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, e o coordenador da Coordenadoria do Idoso de Caxias do Sul, Everson Furtado.
Para Rafael Bueno, há avanços significativos no projeto de implantação do centro de referência. Ele relatou que o projeto está na fase de formatação, para ser apresentado no Fundo Municipal do Idoso, visando captar recursos para tornar a iniciativa realidade.
"Esse esforço incluiu diálogos com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Município, com o objetivo de habilitar a instituição até o final do ano, para que no próximo ano o serviço especializado possa ser efetivamente iniciado", disse.
Conforme o vereador, o propósito principal desse projeto é proporcionar aos idosos um tratamento diferenciado, centralizado em um local multidisciplinar, reduzindo filas, tempo de espera, custos de serviço e, acima de tudo, prevenindo o adoecimento.
A iniciativa representa um passo importante no cuidado e na promoção da saúde dos idosos, oferecendo um ambiente de atendimento especializado que visa melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. Com a perspectiva de um tratamento mais eficiente e humanizado, esse centro de referência será um recurso valioso para atender às necessidades, contribuindo para seu bem-estar e prevenção de doenças.
Para Bueno, a intenção é que esse centro seja um serviço intermediário, ou seja, não será um plantão de pronto-atendimento nem um hospital para demandas de média e alta complexidades.
"Esse centro evitará que o idoso vá para demandas de alta complexidade, para evitar que precise internar por não ter tratado algo antes. Vai ser um marco na história de Caxias do Sul, será a segunda cidade do Estado (a primeira foi Santa Maria) a ter um centro de referência assim", explica Bueno, que também buscará emendas em Brasília caso sejam necessárias.
De acordo com Cleciane, a demanda está bem encaminhada.
"Estamos avaliando com muita atenção e buscando articular com os representantes do município", pontua.
Segundo a direção do Virvi Ramos, os investimentos para implantação e custeio é o grande desafio, requerendo a participação da comunidade e dos recursos públicos das esferas do governo.
Áreas
O ambulatório já tem as diretrizes técnicas da SES para funcionamento e critérios estabelecidos no Programa Assistir-RS, mas os recursos oferecidos pelo órgão não são suficientes, pois comportará consultórios de médicos especialistas: angiologista, oftalmologista, psiquiatra, cardiologista, endocrinologista, nefrologista, médico de família e geriatra. Além da área física, haverá uma grande equipe multiprofissional com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, farmacêutico clínico, assistente social, fisioterapeuta, profissional de educação física, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogico, sem contar todos os exames que serão realizados, como diagnósticos e tratamentos em ultrassonografia, teste ergométrico eletrocardiograma, ultrassonografia de abdômen total, avaliação de função e mecânica respiratória, entre outros.