Voltar para a tela anterior.
Os vereadores Rafael Bueno e Lucas Diel, representantes da bancada do PDT no Legislativo caxiense, expressaram pesar pela morte do colega pedetista e ex-presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, advogado Harty Moisés Paese, ocorrida nesta manhã desta quarta-feira (22/11). Paese, que comandou o Legislativo em 2010 (mandato 2009-2012), morreu aos 48 anos após uma parada cardiorrespiratória. O legado político da família Paese novamente foi abalado, já que Harty era filho do também ex-vereador Renato Paese, que presidiu e liderou o Legislativo caxiense em 1998 pelo PTB e faleceu em novembro de 2022. O velório ocorrerá no plenário da Câmara Municipal.
A notícia do falecimento de Moisés repercutiu entre vereadores, lideranças políticas e a comunidade, que lembraram os inúmeros feitos do ex-presidente enquanto esteve na Câmara Municipal e como advogado e comunitarista. Como presidente e vereador, Paese desempenhou ações fundamentais, por exemplo, sendo o idealizador de um dos projetos mais reconhecidos da Casa, o "Câmara vai aos Bairros".
Moisés nasceu em Caxias do Sul e também foi atuante em grêmios estudantis da cidade, sendo presidente do Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2004, foi eleito conselheiro tutelar e, em 2008, vereador, com 3.557 votos. Ele deixa a filha Amanda, de 15 anos.
Em reconhecimento ao legado e à dedicação de Harty Moisés Paese, a bancada do PDT no Legislativo propôs um Voto de Pesar, assinado por todas os vereadores e que será encaminhado à família Paese.
"Esse voto simboliza o respeito e a admiração pela contribuição notável que Paese proporcionou à comunidade caxiense", destacou Rafael Bueno, líder da bancada pedetista.
"Seu legado será lembrado por gerações como importante na trajetória de Caxias do Sul, com comprometimento e realizações", disse Lucas Diel.