Voltar para a tela anterior.
O prefeito Adiló Didomenico/PSDB sancionou a Lei nº9000, de autoria do vereador Lucas Diel/PDT, nesta quarta-feira (22/11). A lei institui o dia 26 de novembro, como o Dia Municipal do Doador de Plaquetas, no Calendário Oficial de Eventos do Município.
A lei tem como objetivo incentivar a doação de plaquetas em Caxias do Sul, dando visibilidade à importância desta doação, que possui um processo específico e diverso da doação de sangue. Um processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chamado aférese.
A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Esse tipo de doação pode ser realizada a cada 7 dias, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida, ocorre em torno de 48 horas.
"São poucos os doadores de plaquetas em Caxias do Sul, por isso a importância deste projeto elevando a doação a uma plataforma de visibilidade equivalente da doação de sangue", destaca o parlamentar que é doador de plaquetas há muitos anos.