Voltar para a tela anterior.
O vereador Lucas Diel/PDT utilizou o Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (23/11) para apresentar o projeto da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a segurança e resiliência das comunidades acerca dos temporais, alagamentos e enchentes que assolaram a cidade nos últimos dias.
O parlamentar contou que a UCS, por meio do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), City Living Lab, propõe o projeto “Cidades Mais Seguras” que qualifica a gestão de risco e desastres com o objetivo de criar um agnóstico aprofundado que auxilie a cidade nessas gestões. Segundo ele, serão efetuadas capacitações para as comunidades tomarem decisões informadas e estratégicas diante de situações de emergência.
O parlamentar destacou que a Universidade está na fase final da Consulta Popular 2023, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede), para que esse projeto entre em vigor. Disse que, a partir dessa consulta, o cidadão pode participar diretamente das melhorias da cidade. Também tem a chance de contribuir em decisões de desenvolvimento público a respeito de problemas que afetam o dia a dia e votar para que a iniciativa “Cidades Mais Seguras” vire realidade. Informou que o período para votação vai de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, e ocorre pelo site: www.consultapopular.rs.gov.br.
Diel pediu para a população também votar em outros projetos, como: PE-246: Socialização dos Idosos. Realização de atividades sociais e culturais; PP-259: Desenvolvimento de turismo; PP-342: Hub de Inovação Regional – InovaBento; PP-552: Fortalecendo Vínculos: Reconstruindo caminhos para uma comunidade segura; e PP-603: Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio”.