Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo repercute sobre a violência doméstica contra a mulher

A parlamentar mostrou dados e destacou tipologias na sessão ordinária desta quinta-feira


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou a tribuna no espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (23/11), para repercutir sobre a violência contra a mulher. A parlamentar informou sobre a mobilização da ação global “Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre de 25 de novembro a 10 de dezembro. Ainda na tribuna, ela deu dicas de segurança para as mulheres e salientou projetos de lei e indicações.

A parlamentar destacou que a mobilização tem o objetivo de sensibilizar, prevenir e eliminar casos de violência contra meninas e mulheres. A legisladora frisou que existem diversos tipos de violência, como a de gênero, doméstica, física, psicológica, sexual, financeira, moral, institucional, simbólica, obstétrica e virtual.

Ela apontou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), pelos quais o Brasil registrou 50.056 mil assassinatos de mulheres entre 2009 e 2019. Disse que, no Rio Grande do Sul, em 2023, o número de casos de ameaças é de 27.305; o de lesão corporal, 15.992; estupro, 2.043; feminicídio consumado, 74; feminicídio tentado, 202 casos. Quanto aos dados de Caxias do Sul, foram em torno de 918 ameaças, 559 casos de lesão corporal, 51 estupros, 5 feminicídios consumados e 7 feminicídio tentados.

Outro dado levado pela vereadora é uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio do Instituto Datafolha, revelou que todas as formas de violência cresceram drasticamente. No período recente, foram mais de 18 milhões de mulheres vítimas de violência no último ano, tendo mais de 50 mil vítimas por dia.

Ainda na tribuna, deu dicas para a segurança das mulheres na cidade: entre 22h e 5h30min, solicitar que o transporte coletivo pare mais próximo do destino final, dentro do itinerário dele; ter sempre um apito consigo para, em caso de importunação e/ou assédio, utilizá-lo para pedir ajuda; para orientações, informações e acompanhamento, procurar a Coordenadoria da Mulher, no 3º andar da Prefeitura ou pelo telefone: 3218-6026; para denúncias, ligar no 180.

Finalizou ressaltando sobre projetos de lei e indicações aprovadas no Parlamento caxiense, entre eles está a priorização de vagas em creches. 5% destinadas a filhos e filhas de mulheres vítimas de violência doméstica; Semana de combate ao feminicídio, proposição que institui a Semana Municipal de conscientização e combate ao feminicídio, para debate de políticas públicas; Agosto Lilás, promoção e conscientização pelo fim da violência contra a mulher; Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

23/11/2023 - 17:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo