Voltar para a tela anterior.
O segundo dia da passagem do presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, por Brasília, nesta semana, foi momento de assinatura do termo de cooperação para obter o sinal aberto da TV Câmara Caxias. A oficialização ocorreu na manhã de quinta-feira (23/11), na sede da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara Federal, juntamente com o chefe da Assessoria de Comunicação do Parlamento de Caxias do Sul, jornalista Tales Giovani Armiliato, a gerente de Projetos de TV Digital da Rede Legislativa, Ana Flávia Andrade, e a responsável pelo administrativo do órgão, Giane Vieira.
Ana Flávia e Giane representaram no ato a gestora de Relacionamento da Rede Legislativa, Alessandra Anselmo, e o supervisor da unidade, Carlos Eduardo Neiva Melo. O termo assinado consiste no compromisso do Parlamento caxiense em viabilizar a parte técnica e a estrutura para efetivação do projeto.
Na avaliação do presidente Dambrós, essa iniciativa é histórica porque todos os moradores terão a chance de acompanhar com mais frequência o trabalho dos parlamentares caxienses por meio do canal legislativo. “No próximo ano, esperamos ter nosso canal aberto da TV Câmara Caxias para atender a toda a comunidade”, estima o presidente. Hoje, a programação é compartilhada com a TV Assembleia e transmitida pelo canal 16 da NET e pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br.
Na sequência da agenda no Distrito Federal, Dambrós e Armiliato estiveram na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e conversaram com o secretário-geral, Dom Ricardo Hoepers, a respeito de projetos sociais voltados aos imigrantes que têm chegado a Caxias do Sul, principalmente, venezuelanos. Posteriormente, foram recebidos no gabinete do deputado federal Heitor Schuch/PSB e solicitaram à equipe apoio com emendas para beneficiar projetos de hortas urbanas.
Para encerrar o roteiro da quinta-feira, houve audiência com o chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Indústria e Comércio e da Vice-Presidência da República, Luiz Gustavo Guimarães, que recebeu os caxienses porque o vice-presidente Geraldo Alckmin se encontra em viagem internacional. Entre as solicitações de maior atenção do governo federal para com Caxias, por ser um polo industrial, Dambrós reforçou o convite já feito pelo empresariado caxiense para que Alckmin participe de uma reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, durante a próxima Festa Nacional da Uva (15 e fevereiro a 3 de março de 2024).
Ao fazer um balanço até o momento da passagem pelo Congresso Nacional e outros órgãos em Brasília, o presidente Dambrós retomou a defesa para que o município caxiense possua um escritório de representação em Brasília. “A ideia é termos um espaço para valorizar ainda mais o que se produz na nossa cidade e buscar investimentos e financiamentos, já que Caxias é muita respeitada. Claro que também precisamos reconhecer o trabalho que nossos deputados desempenham”, frisou o parlamentar.
Na quarta-feira, Dambrós foi recebido pelas deputadas federais Any Machado Ortiz/Cidadania, que é a atual coordenadora da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados, e Denise Pessôa/PT. A elas solicitou recursos, especialmente, para a área da saúde e recebeu retorno de Denise de que haverá uma verba parlamentar de R$ 300 mil para reforma do Centro de Cidadania da Juventude, o antigo Flor do Ipê, que fica na Vila Ipê, em Caxias do Sul. Também foi comunicado que será destinado dinheiro do Minha Casa, Minha Vida para atender moradores caxienses.
A agenda em Brasília se encerra nesta sexta-feira (24/11), por meio de uma visita a setores do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com o propósito de viabilizar recursos para a idealização de hortas comunitárias nos bairros caxienses.