Voltar para a tela anterior.
O combate à violência contra a mulher moveu ainda mais a última edição do ano do Projeto Maria nas Escolas promovido pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (27/11), no plenário da Casa, e contou com a presença da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi. No total, 14 escolas municipais participaram do projeto em 2023.
A ação aconteceu de setembro a novembro, quando alunos do 9º ano das rdes públicas de ensino de Caxias do Sul passaram pela Câmara, a fim de integrarem dinâmicas envolvendo a publicação “Maria da Penha em Miúdos”. I projeto envolve grupos de alunos que atuam paralelamente no desenvolvimento de apresentações de projetos, com o objetivo de esclarecer sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, tais como: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
A diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB, abriu o encontro detalhando o funcionamento do Parlamento caxiense, os trabalhos realizados pela PEM e a necessidade do Projeto Maria nas Escolas na sociedade. Em seguida, a vereadora Rose Frigeri/PT enfatizou a relevância de projetos que conversem com as escolas e de se falar sobre o combate à violência contra as mulheres não só com as meninas, mas com os meninos também. E a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou infográficos para informar sobre a Lei Maria da Penha.
Após as manifestações, a vereadora Marisol explicou a dinâmica realizada hoje, em que os estudantes receberam números de um a três e, posteriormente, foram divididos em grupo, conforme o número designado. Cada um dos três grupos receberam cartolinas e materiais para a confecção de ilustrações de acordo com os distintos tipos de violência.
Em seguida, houve a apresentação do livro “Maria da Penha em Miúdos”, em que um grupo foi selecionado para que cada aluno interpretasse um personagem da história. Após, ocorreu a exposição dos cartazes.
O primeiro grupo utilizou um desenho com uma mulher presa em uma gaiola e palavras referentes à violência física e sexual. O segundo listou palavras referentes à violência psicológica e moral. O último destacou sobre a violência patrimonial, com desenhos e palavras também relacionadas.
Na finalização do encontro, a professora Francine Vergani, que leciona Matemática, destacou a necessidade da discussão do tema nas escolas e em toda a sociedade. Agradeceu as parlamentares pelo espaço cedido e por todo o conhecimento oferecido aos estudantes nesta manhã.
Além de Marisol, fazem parte da PEM as vereadoras Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Tatiane Frizzo/PSDB (procuradora titular) e Rose Frigeri/PT.
Sobre a obra usada no projeto:
O livro “Maria da Penha em Miúdos” é de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre/Minas Gerais e foi editado pela gráfica do Senado Federal. Aborda a Lei Maria da Penha, a partir de um diálogo entre estudantes. No formato de história em quadrinhos, a publicação faz parte da série especial "Em Miúdos", que apresenta leis numa linguagem acessível ao público infantojuvenil.