Voltar para a tela anterior.
Ações em favor do artesanato caxiense, voltadas para este Natal, foram articuladas pela Comissão de Educação, durante reunião pública da manhã desta segunda-feira (27/11). O encontro aconteceu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Na condução das atividades, estava o presidente do grupo parlamentar, Adriano Bressan/PTB.
Presidente da Comissão do Artesão Caxiense (COMARC), Andréa Monteiro apontou problemas com o período natalino. Reivindicou espaço na Praça Dante Alighieri, entre os dias 15 e 23 de dezembro, além de toldo com proteção lateral, para proteger público e mercadorias em momentos de chuva e vento. “Queremos retomar essas feiras que destacam o artesanato tradicional, sobretudo a visitantes de outros lugares”, ponderou.
Andréa lembrou que a COMARC responde por mais de 200 famílias. Reclamou da troca de vínculo do setor, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação para a Secretaria da Cultura. “Na pasta atual, há mais demanda. Mesmo assim, só pedimos que a atenção seja a mesma da secretaria anterior”, destacou.
O vereador Bressan subscreveu as demandas do segmento. “Se não há recursos suficientes para contemplar os artesãos, que se trabalhem com parcerias público-privadas. Além disso, a cidade precisa ter logo uma rua coberta”, observou.
A secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, informou que, depois de reunião da semana passada, as datas para a feira de Natal do artesanato haviam ficado de 1º a 17 de dezembro, sendo alguns dias com espaço disponível e outros não. Garantiu, porém, ser viável atender ao pedido do setor, de ampliar até o dia 23. Em complemento, o secretário do Meio Ambiente, João Uez, prometeu que buscará suprir a demanda por tendas.
Além do vereador-presidente Adriano Bressan/PRD, integram a Comissão de Educação os vereadores Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Zanchin/NOVO.