Voltar para a tela anterior.
Por meio da Comissão do Idoso do Legislativo, o presidente, vereador Rafael Bueno/PDT, parabenizou a entrega na manhã desta terça-feira (28/11) do Certificado de Autorização de Captação de recursos financeiros por meio do Lar da Velhice São Francisco de Assis. O certificado foi possível graças ao edital 246/2023, disponibilizado às Organizações da Sociedade Civil (OSC) e que permite captarem valores diretamente aos seus projetos. O edital está aberto por tempo indeterminado e à disposição das entidades sem fins lucrativos. Cada OSC poderá protocolar até três projetos por ano, com valores que atinjam no máximo R$ 5 milhões. A administração dos recursos está vinculada às secretarias municipais de Segurança Pública e Proteção Social e Gestão e Finanças.
Na assinatura, estiveram representantes do Lar e diversas entidades, como a Coordenadoria Municipal do Idoso, o Conselho do Municipal Idoso, a Fundação de Assistência Social e a Câmara de Vereadores. Rafael Bueno estava representado pela sua assessoria, já que cumpre agendas em Brasília nesta semana. Entre as pautas, ações para a concretização de um ambulatório exclusivo para a Pessoa Idosa na cidade. A questão do idoso, seja auxiliando o Lar da Velhice ou Recanto da Compaixão - que será inaugurado parcialmente nesta quarta-feira (29/11) - sempre esteve nas pautas do vereador.
No caso do Lar da Velhice, o certificado assinado hoje foi aprovado para captação de R$ 1.262.963,34. Segundo o diretor da entidade, Valdir Costella, após a captação dos recursos, eles serão investidos para melhorias da infraestrutura para os 78 idosos internos, como instalação de calefação, ar condicionado e sala de bem-estar. Oidi Galeti, presidente do Lar, também comemorou a conquista:
"Foi uma união de esforços que vêm desde 2020 para que esse primeiro projeto de captação fosse assinado e se tornasse realidade. Certamente será um marco para a cidade e para a área social."
Representando o prefeito, o titular da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Everson Furtado, destacou a importância deste novo formato de captação e aplicação dos recursos na promoção e proteção:
"Hoje teremos a possibilidade de pensarmos a integralidade das pessoas idosas na aplicação dos recursos captados pelas organizações da sociedade civil e fundações. É uma ganho para nosso município."