Voltar para a tela anterior.

Proposta sugere seminários e palestras de Educação Financeira nas escolas municipais

A autoria da iniciativa, que passou em primeira discussão na plenária de hoje e retornará para votação final, é do vereador Ricardo Zanchin/NOVO


Uma proposição do vereador Ricardo Zanchin/NOVO (projeto de lei/PL 59/2023) que passou em primeira discussão na plenária desta quinta-feira (30/11) estabelece a realização de seminários e palestras sobre Educação Financeira nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O texto contém substitutivo e retornará a plenário para apreciação final. No caso do substitutivo, ajusta alguns termos sem comprometer o conteúdo original.

Caso o PL for aprovado e virar lei, as palestras e seminários deverão abordar os seguintes temas: I – impacto da educação financeira na vida familiar; II – inflação; III - endividamento; IV - consumo excessivo e consumo consciente; V – investimento; e VI – poupança e previdência.

A finalidade deverá ser educativa e informativa e caberá ao poder Executivo estabelecer as diretrizes básicas para adequação da metodologia no processo. O texto diz que poderá ser firmado termo de cooperação entre a prefeitura e instituições de Ensino Superior, para desenvolvimento dessas diretrizes.

A proposição ainda discorre sobre como deverão atuar as escolas e como dever ser a competência dos palestrantes. Segundo Zanchin, o objetivo da iniciativa é capacitar nas escolas municipais, seja por atividade de seminários ou palestras sobre educação financeira, as famílias e crianças do Ensino Fundamental “de modo que possam tornar-se vetores de conscientização financeira e apoiar seus familiares a lidarem com os princípios básicos de finanças pessoais”.

Na avaliação do legislador, que é economista de formação e docente, a educação financeira aplicada desde cedo por estudantes e familiares possibilitará que tenham uma vida financeira saudável, “sem buracos no orçamento mensal, com gastos equilibrados, sem desperdícios, e, principalmente, usufruindo de um consumo consciente, auxiliando as gerações futuras”.

30/11/2023 - 14:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo