Voltar para a tela anterior.
O Legislativo caxiense concedeu o título de Cidadão Emérito ao empresário, engenheiro e dirigente de futebol Walter Humberto Dal Zotto Junior, em sessão solene desta quinta-feira (30/11). A proposição partiu do vereador Adriano Bressan/PRD, juntamente com outros parlamentares, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Waltinho, como é conhecido, à comunidade de Caxias do Sul, onde nasceu.
Durante a cerimônia, que foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Olmir Cadore/PSDB, o legislador Adriano Bressan discursou em nome do Parlamento. Mencionou a trajetória familiar, empresarial e de trabalho no comando do Juventude, agradecendo e valorizando Dal Zotto Junior por sua colaboração para o progresso da cidade. “É momento de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados por esse ser humano de inúmeras qualidades. É um verdadeiro exemplo de cidadania e comprometimento com o bem comum que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento de nosso município. É uma honra e uma imensa alegria estar aqui hoje e esperamos que sua trajetória de sucesso possa inspirar novas gerações”, desejou o parlamentar, agradecendo a familiares e amigos do agraciado que ajudaram na organização da homenagem.
Antes de iniciar seu pronunciamento, Dal Zotto Junior se emocionou com um vídeo com depoimentos de diversos amigos e parentes, elogiando-o pela honraria. “Não sei se sou merecedor desta distinção, mas sempre fui adepto a homenagens em vida. Então, fico muito grato”, frisou, estendendo gratidão a todos que foram fundamentais em sua história. Emocionado, citou amigos, mãe, esposa, filhos, parceiros de trabalho e de Ju...
O empresário conta que se cercou de pessoas competentes e observa que a vida é um caminho longo, onde “somos mestre e aluno”. Segundo ele, “às vezes, ensinamos e todos os dias aprendemos”. Na sua opinião, a capacidade de aprender é uma dádiva e a vontade de aprender é uma escolha que sempre o acompanhou. “Tenho ciência que as dificuldades me fizeram crescer. Foram as molas propulsoras... Nosso maior tesouro é nossa vida, nosso caráter, nossos princípios. Os anos vão nos lapidando. Cair faz parte de nossa vida. O importante é levantar e continuar a caminhada, sem desistirmos”, ensina.
O dirigente acredita que seja percebido como agregador por valorizar a todos e trabalhar em equipe. Recordou as vivências de gestão que protagonizou com o passar dos anos. Observa que há aprendizagens nas derrotas e nas vitórias. “Esse aprendizado, nos últimos meses, tem um nome: câncer. A partir daí, comecei a entender que não é um dia a mais e sim um dia a menos, começando a valorizar o que realmente importa. Nesse momento em que nossa fé é colocada à prova, precisamos acreditar em algo maior e ter energia e fé para ultrapassar esse desafio. Com certeza, o maior desafio que já tive foi a luta pela vida”, afirmou, agradecendo quem rezou por ele e o auxiliou a vencer a doença.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, fez questão de trazer seu abraço e externar admiração por Dal Zotto Junior. O dirigente cumprimentou a família do homenageado, saudando-o pela competência que demonstra no que decide abraçar.
Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, esteve no ato o secretário municipal do Meio Ambiente e chefe de Gabinete interino, João Uez. Na ocasião, Uez parabenizou o homenageado por sua representatividade e pelo caminho que trilhou em prol do Juventude.
CONHEÇA MAIS SOBRE O HOMENAGEADO
- Filho de Walter Humberto Dal Zotto e Marlene Moreira Dal Zotto, Walter Humberto Dal Zotto Junior (Waltinho) nasceu no dia 11 de abril de 1963, em Caxias do Sul. Iniciou os estudos no Colégio Nossa Senhora do Carmo, cursando o antigo 1º grau entre os anos de 1970 a 1977. Após, cursou o 2º grau na mesma escola, entre os anos de 1978 e 1980.
- No ano seguinte, ingressou no curso de Engenharia Mecânica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), onde permaneceu entre os anos de 1981 e 1983. Em seguida, transferiu o curso para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde formou-se em 1987.
- Após, no ano de 1989, iniciou a graduação em Administração de Empresas, concluindo em 1996. É pós-graduado em Administração de Marketing pela UCS e chegou a cursar por dois anos Arquitetura e Urbanismo.
- Waltinho é pai de Letícia Comandulli Dal Zotto e Rafael Comandulli Dal Zotto. Atualmente, é casado com Bruna Guimarães Zanetto.
Trabalho
- Walter Humberto Dal Zotto Junior começou a trabalhar cedo, acompanhando o pai e o avô Aurélio Dal Zotto nas empresas da família. Iniciou as atividades na Marcoplan S/A, no departamento comercial e, na sequência, atuou no controle de qualidade.
- Em agosto de 1981, iniciou uma trajetória de sucesso na Madal S/A, desempenhando diversas funções dentro da empresa. Iniciou como inspetor de vendas e, após 11 anos, chegou ao cargo de diretor-presidente, permanecendo até 2003, dois anos após a concretização da venda para o grupo austríaco Palfinger, por compromisso contratual.
- Depois desse período de dedicação exclusiva, Walter Humberto Dal Zotto Junior resolveu empreender em outras áreas. Foi diretor-presidente da mantenedora da Faculdade Montserrat (atual Centro Universitário da FSG) até 2009. Após, assumiu como diretor da WDZ Construtora e Incorporadora Ltda e na Go Green Indústria de Utilidades Ltda (nome fantasia Origin), na condição de sócio-diretor, atividades que desempenha até hoje.
Futebol
- Integrante de uma família genuinamente Juventudista, Walter Dal Zotto Junior começou a caminhada de diretor do Juventude ainda em 1989, como assessor do vice-presidente de futebol Abelardo Cavalcanti. A partir de então, ocupou por várias vezes pastas como da vice-presidência de futebol, financeira e de marketing, estando presente ativamente em nas grandes conquistas do clube ao longo da década de 1990.
- Assumiu como presidente pela primeira vez em 2001 e, em 2005, voltou a ocupar o posto. Em 2006, foi vice de Iguatemy Ferreira Filho e, desde então, seguiu como conselheiro ativo. Em 2016, foi eleito vice-presidente na chapa encabeçada por Roberto Tonietto. A chapa foi reeleita para cumprir um mandato de dois anos, entre 2018 e 2019. No entanto, no final de 2018, Tonietto pediu licença do cargo e Walter assumiu como presidente interinamente.
- Em 2019, quando se encerraria o mandato da gestão, o Conselho Deliberativo decidiu pela continuidade. Pelo trabalho de excelência, Waltinho seguiu como presidente do Esporte Clube Juventude até maio de 2022. Em setembro, se licenciou definitivamente após lutar contra um câncer.
- No período de 2019 a 2021, levou o Esporte Clube Juventude da Série C até a Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2021, Walter Dal Zotto Junior foi escolhido como o melhor dirigente de futebol do Campeonato Gaúcho daquela edição, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).