Voltar para a tela anterior.
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (1º/12), uma ação na Praça Dante Alighieri para levar informação à população caxiense acerca da violência contra o público feminino. A iniciativa faz parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que têm o objetivo de conscientizar e informar a sociedade sobre os riscos das agressões direcionadas a elas.
A campanha é uma mobilização global da sociedade civil para denunciar e exigir políticas efetivas contra a violência a mulheres e meninas em todo o mundo. A data tem origem no movimento feminista latino-americano que, em 1981, instituiu o dia em memória das irmãs Mirabal, ativistas políticas, brutalmente assassinadas na República Dominicana pelo ditador Rafael Leónidas Trujillo.
Estiveram presentes na ação de hoje na área central de Caxias, distribuindo o material informativo e conversando com a comunidade, a titular da PEM, parlamentar Tatiane Frizzo/PSDB, e a vereadora Marisol Santos/PSDB. As legisladoras Rose Frigeri/PT, Estela Balardin/PT e Gladis Frizzo/MDB foram representadas pelas suas assessorias.
Também participaram da iniciativa servidores da Casa e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Condim) e do Centro de Referência da Mulher.
“Procuramos levar informação para o público a respeito da violência contra a mulher. O material entregue para a população traz orientações sobre Lei Maria da Penha, tipos de violência e telefones de denúncia”, salientou Tatiane Frizzo.
A PEM atua com participação efetiva das vereadoras, recebe denúncias de crimes contra as mulheres, acompanha ações de igualdade entre homens e mulheres, entre outras competências. A criação da Procuradoria foi aprovada em 30 de novembro de 2017, por meio do Projeto de Resolução (PR) 8/2017. Segundo a medida. E a oficialização do órgão deu-se em 13 de dezembro de 2017, pela Resolução de Plenário 254/A, assinada pela Mesa Diretora da época.
Além da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, constituem a PEM as parlamentares Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Roselaine Frigeri/PT.