Voltar para a tela anterior.
Nesta terça-feira (05/12), a Câmara Municipal de Caxias do Sul deu boas-vindas à arquiteta Isabela Rech Schumacher/NOVO, que ocupará a cadeira legislativa pelos próximos 30 dias, em substituição ao vereador Maurício Scalco/PL, que pediu licença para tratar de assuntos particulares. Com a posse, a representação feminina na Casa atinge o número de seis vereadoras.
Isabela Rech Schumacher é a primeira suplente pelo partido NOVO. Ela obteve 1.110 votos nas eleições para vereador em 2020. Além de sua atuação política, a arquiteta destaca-se à frente do projeto "Arquitocos", que visa aproximar crianças da arquitetura e urbanismo, promovendo, ao mesmo tempo, a valorização do patrimônio.
A chegada de Isabela à Câmara Municipal de Caxias do Sul iguala o patamar alcançado em 2021, quando a 1ª suplente do PCdoB, Andressa Campanher Marques, assumiu o cargo por 15 dias, substituindo o vereador Renato Oliveira. Em setembro do mesmo ano, na atual XVIII Legislatura (2021-2024), Cleo Araujo, suplente do PT, havia substituído o vereador Lucas Caregnato, então licenciado.
Conforme a presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, esse aumento significativo na presença feminina não apenas reforça a importância da participação das mulheres na política local, mas também destaca a diversidade de habilidades e perspectivas que agora enriquecem as discussões no Legislativo municipal.
“A Câmara Municipal de Caxias do Sul, ao alcançar esse aumento, evidencia seu compromisso com a representação feminina e inclusiva, abrindo caminho para uma maior pluralidade de vozes na tomada de decisões que impactam a comunidade caxiense,” salientou a parlamentar.
Isabela se une às vereadoras Estela Balardin e Rose Frigeri, ambas do PT, Gladis Frizzo, do MDB, e Tatiane Frizzo e Marisol Santos, ambas do PSDB, formando uma bancada diversificada em termos de representatividade partidária e experiências profissionais.
Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418