Voltar para a tela anterior.
A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (06/12) para fazer uma prestação de contas de seu mandato em 2023. A parlamentar destacou que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo, titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas.
Ela também informou que faz parte de diversas outras comissões e frentes da Casa, como: Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Recanto da Compaixão Frei Salvador, Frente em Defesa da Saúde Mental, Frente “A Maesa É Nossa”, Frente em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação e Comissão Temporária Especial de Acompanhamento de Projetos de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP's), vinculadas ou passíveis de vinculação ao Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PROMP).
Entre as temáticas dos projetos de lei protocolados pela tucana neste ano, estão: Semana Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações Candomblé, inclusão da Romaria de Caravaggio no calendário oficial de eventos do município, inclusão da Caminhada UniTEA no calendário oficial de eventos do município, criação do Selo Mulheres Seguras – Local Protegido, criação do Programa CapaciTEA, que capacita para atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), criação da Semana Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a criação do Monumento ao Orixá como símbolo oficial das religiões de Matriz Afro-Brasileira do município.
Tatiane também informou que fez mais de 407 indicações da população para 52 bairros da cidade, além do trabalho com a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R Caxias) e o Esporte Clube Juventude, para viabilizar ações de inclusão nos estádios de futebol para autistas. Ainda citou a criação de 50 novas vagas de atendimento para o mesmo grupo, no Hospital Virvi Ramos, e capacitações em salas de aulas a respeito. Ainda para autistas, a pedido de um grupo de mães, ela contou que trabalhou na criação de uma comissão permanente para tratar de pautas relacionadas às pessoas com deficiências.
Na área dos direitos das mulheres, contou que participou e liderou ações no “Agosto Lilás”, como: retomada do projeto “Nossas Vidas Importam”; criação do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres, que recebeu R$ 100 mil a partir de emenda da deputada federal Denise Pessôa/PT; criação do Projeto Maria nas Escolas, que leva informações sobre a Lei Maria da Penha para estudantes de 9º das escolas do município. Na área dos animais, destacou atividades para qualificar e aumentar a quantidade de castrações através de convênios pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Finalizou apresentando o Projeto Futuro, que busca auxiliar pessoas no mercado de trabalho, por meio da confecção de currículos e encaminhamentos para empresas, por exemplo.