Voltar para a tela anterior.
Instituir o Dia Municipal do Corretor de Imóveis no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul é a intenção do vereador Lucas Diel/PDT, por meio do projeto de lei (PL) 66/2023, com substitutivo, que passou em segunda discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (07/12). A ideia do parlamentar é que a data seja lembrada, anualmente, em 27 de agosto. O texto recebeu voto unânime dos vereadores e seguirá agora para sanção ou veto do Executivo. No caso do substitutivo, que foi acolhido, só faz ajustes técnicos, sem comprometer o mérito da matéria.
Ao buscar fazer uma homenagem aos corretores de imóveis de Caxias do Sul, Diel explica que a profissão surgiu no começo do século XX, com a necessidade de haver um intermediador no processo de compra e venda no mercado imobiliário, o qual se tornava cada vez mais forte. No Brasil, os primeiros profissionais do ramo surgiram durante a presidência de Getúlio Vargas, informa o pedetista, que se manifestou na plenária de hoje também para agradecer pela presença de fiscais do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
“Os corretores de imóveis lutaram por muitos anos para que a profissão fosse regularizada no Brasil. O primeiro registro é de 1951, com a proposta de lei nº 1.185, enviada ao Congresso Nacional, que pedia a regulamentação da profissão e definição legal dos direitos e deveres. No entanto, apenas em 27 de agosto de 1962, com o decreto lei nº 4.116, a profissão foi regulamentada. Assim, foi criado o Conselho Federal e os conselhos regionais de Corretores de Imóveis (CRECIs). O Dia do Corretor de Imóveis foi escolhido em memória dessa conquista”, relata o parlamentar.
Conforme o autor, o Dia Nacional do Corretor de Imóveis é comemorado anualmente em 27 de agosto, mesma data sugerida no âmbito municipal. Diel ressalta que o dia valoriza o trabalho do profissional que se dedica à mediação mobiliária, ou seja, ajuda a vender ou alugar imóveis para pessoas que estejam interessadas. Entre as principais obrigações do corretor de imóveis, acrescenta o legislador, estão: desenvolver o marketing das propriedades angariadas; aconselhar e investigar as melhores ofertas para os interessados em comprar ou alugar e fornecer total suporte antes, durante e após a finalização de um processo de compra ou arrendamento.
“Ser corretor é plantar sementes, criar raízes e colher os frutos de seu trabalho. É ajudar a transformar sonhos em realidade e ser grato por participar das conquistas de uma vida. Muito além do ato de prospectar clientes, o corretor tem a chave para a realização de sonhos. Persistência, dedicação e comprometimento com o trabalho são ingredientes essenciais para construir profissionais de sucesso, e o corretor é um deles”, elogia Diel.