Voltar para a tela anterior.
Os legisladores caxienses acolheram, por unanimidade, nesta quinta-feira (07/12), a proposta de instituir na cidade o Dia do Maçom. O assunto aparece no projeto de lei (PL) 132/2023, que passou em segunda discussão e seguirá à prefeitura para sanção ou veto. A autoria da matéria é dos vereadores Alexandre Bortoluz/PP e Lucas Diel/PDT, que, na plenária de hoje, destacaram o trabalho filantrópico e a tolerância difundidos pela Maçonaria. Consideraram que Caxias do Sul mantém relação histórica com o grupo e Bortoluz exemplificou, citando símbolos presentes na Praça Dante Alighieri, como o compasso e o esquadro.
Pelo texto, se entrar em vigor como lei, a data será comemorada anualmente em 20 de agosto. Para melhor compreensão, os autores informam que a Maçonaria é uma sociedade discreta, que tem a liberdade como “sacratíssimo direito do homem” e está presente no mundo há muitos séculos. “Não impõe limite à investigação da verdade e é para garantir essa liberdade que exige maior tolerância de todos os seus membros. Não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. É acessível aos homens de todas as classes, crenças religiosas e convicções políticas, com exceção àquelas que privem o homem da liberdade de consciência e exijam submissão incondicional a seus chefes”, prosseguem Bortoluz e Diel, na exposição de motivos do PL.
Os vereadores acrescentam que a Maçonaria é uma ordem ligada à religiosidade e à espiritualidade e é tolerante com todas as formas de fé, podendo ser aceitas pessoas de todas as religiões. Seus membros acreditam na existência de uma Força Superior que rege o universo chamada de Grande Arquiteto do Universo. “O maçom honra o trabalho honesto e labuta, incessantemente, para unir a espécie humana pelos laços de fraternidade. O maçom honra sua Pátria, exige respeito absoluto à família e não admite a menor ofensa nem a uma nem a outra. Seus adeptos dedicam-se à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhes imponham esse dever, mas porque o sentimento de solidariedade é qualidade inata que os faz filhos do Universo e amigos de todos os homens”, explicam os parlamentares, que são maçons.
Eles ainda informam que, em 20 de agosto de 1822, teria o maçom Joaquim Gonçalves Ledo articulado fortemente, dentro da sociedade, no Rio de Janeiro, em contribuição para a independência do Brasil. Uma outra versão, segundo os vereadores, daria conta de que o Grande Oriente do Brasil, a mais antiga Potência Maçônica Brasileira, teria registrado a data comemorativa de sua constituição.
DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 132/2023
Vereador - Partido - Voto
ADRIANO BRESSAN PRD Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Não Votou
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Não Votou
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
ISABELA RECH SCHUMACHER NOVO Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Não Votou
LUCAS DIEL PDT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Não Votou
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Não Votou
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Não Votou