Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier apresenta projeto que institui o Itinerário de Turismo Esportivo de Nostalgia 

Emedebista falou sobre a ideia durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (13/12)


No seu último grande expediente do ano, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB apresentou aos colegas de Plenário o projeto que protocolou nesta semana na Casa e que pretende instituir no município de Caxias do Sul o Itinerário de Turismo Esportivo de Nostalgia. A defesa partiu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/12).  

De acordo com o parlamentar, a ideia foi criar um roteiro turístico com lugares marcados por momentos históricos no esporte. O estudo, conforme ele, também foi tema de sua dissertação de mestrado. 

“A gente fez uma pesquisa desde o início do futebol em Caxias do Sul em 1910 através do Esporte Clube Ideal. Neste ano, portanto, comemora-se 113 anos da presença do futebol na cidade. A partir daí nos detemos em quatro equipes e vários fatos que aconteceram nesse período e todos eles estão no corpo do projeto”, explicou Gremelmaier. 

Segundo o vereador, depois do surgimento do Esporte Clube Ideal, mais precisamente em 1913, aparece o Esporte Clube Juventude. Na sequência, forma-se a SER Caxias, em 1935, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo. A partir destas criações, o contexto do futebol ganha maiores proporções e Caxias do Sul é vista, na opinião do vereador, já com outros olhos no que diz respeito o esporte.  

Defendendo um projeto como roteiro que poderá trazer turista e a oferta de mais emprego para pessoas na cidade, Gremelmaier lembrou fatos importantes ocorridos no correr dos anos e na história recente do futebol na cidade. Entre eles, destaque para o jogo entre Flamengo (SER Caxias) e Juventude com a participação do craque Pelé, em 1957.

Gremelmaier recordou ainda que o projeto apresenta a ideia de um mapa a ser percorrido pelos turistas e estudantes de Caxias do Sul ou por quem busca itinerários relacionados ao futebol. O trajeto iniciaria pelo Ginásio do Enxutão, local do título da equipe Enxuta, que em 1993 conquistou a Série Ouro de Futsal. Depois, o trajeto seguiria para o Estádio Centenário da SER Caxias, com visita ao estádio em si, o Salão do Conselho, o Centro de Treinamento e também o Largo Leonel Brizola, espaço onde a torcida grená recepciona a equipe nos grandes jogos. Saindo do Centenário, Gremelmaier apontou que o roteiro pegaria o sentido até o Vascão, espaço de tradição do Futsal e muitas conquistas do Vasco da Gama, inclusive local onde está exposta uma camisa do Vasco da Gama autografada por Pelé. Saindo do futsal, Gremelmair afirmou que o destino seria o Estádio Alfredo Jaconi do Esporte Clube Juventude com uma visita ao Memorial do Clube, o gramado do estádio e finalizando a Rua Herculés Galló, local onde a torcida alviverde recepciona a equipe em seus grandes enfrentamentos. Por fim, terminando o roteiro, a Praça Dante Alighieri com sua sincronia de cores diante das festas e comemorações pelos títulos de Caxias e Juventude nas suas maiores conquistas regionais e nacionais.  

Em aparte, o vereador Ricardo Zanchin/NOVO parabenizou o emedebista pelo projeto. Disse que o roteiro poderia ainda incrementar outros locais como a UCS com o seu time de vôlei que época no cenário nacional. Acrescentou que a iniciativa também vai fazer com que os clubes dos campeonatos citadinos como Bangu, Vasco e Torino, que estão na memória de muitas pessoas, possam pensar em seus memoriais contando a história de cada clube.

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB também parabenizou Felipe Gremelmaier pela proposta. Recordou de inúmeras passagens como repórter de rádio onde esteve no Ginásio Pedro Carneiro Pereira acompanhando o Vasco da Gama em suas conquistas. Lembrou também da cobertura esportiva que participou da final da Copa do Brasil, no Maracanã, onde o Juventude se sagrou campeão brasileiro. Por fim, Alberto afirmou que são projetos como o do vereador  Felipe que resguardam a história do esporte da cidade. 

A última a pedir aparte foi a vereadora Isabela Schumacher/NOVO que também parabenizou a ideia e projeto do emedebista. Afirmou que o parlamentar ao pensar em um projeto desta natureza também pensa na memória da cidade, pois isso ficará para as novas gerações que não viveram esse tempo ou história. 

13/12/2023 - 14:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo