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O vereador Ricardo Zanchin/NOVO utilizou a tribuna do grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (13/12) para repercutir sobre educação financeira nas instituições de ensino da cidade e o resultado das notas dos alunos em matemática no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2023. Conforme o legislador, o resultado das notas é assustador e a matemática está sendo deixada de lado nas escolas.
A partir da tribuna, o parlamentar apresentou gráficos abordando o desempenho do Brasil na área da matemática, ciência e leitura. Conforme o estudo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país está na posição 65º do ranking em matemática, 62º em ciências e posição 52º em leitura.
Zanchin demonstrou preocupação e pediu um olhar mais atento, engajamento e apoio para estas questões, pois de acordo com ele, após a pandemia da COVID-19, os estudantes estão despreparados com finanças e números.
“Vamos investir e vamos apostar nos jovens e nas crianças porque eu estou assustado com o que eu tenho visto. A cada dez jovens, sete não têm noções básicas de matemática”, frisou o parlamentar.
O vereador destacou ainda que o Projeto de Lei “Educação Financeira nas Escolas” (PL nº 59/2023), que foi aprovado pela unanimidade do plenário na última terça-feira (05/12), implementa seminários e palestras sobre educação financeira nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Informou que o PL será sancionado nesta quinta-feira (14/12) pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB.
Em aparte, a vereadora Isabela Schumacher/NOVO elogiou o colega pelo tema abordado e destacou que após a pandemia, houve um déficit muito grande de aprendizados em relação a matemática e outras disciplinas. Frisou que o estudo da matemática é uma ciência necessária para a comunidade por relacionar saberes concretos e abstratos para com o raciocínio.