Voltar para a tela anterior.

José Antônio Martins é agraciado com o Prêmio Caxias do Sul 

A entrega aconteceu na noite desta quarta-feira em sessão solene no plenário do Parlamento caxiense


Na noite desta quarta-feira (13/12), a Câmara Municipal concedeu o Prêmio Caxias do Sul para o empresário José Antônio Fernandes Martins pelos trabalhos realizados em prol da cidade. A proposição partiu do vereador Lucas Caregnato/PT e a outorga foi repassada em sessão solene, no plenário Deputado Nadyr Rossetti com a presença de autoridades políticas, como a do prefeito Adiló Didomenico e demais vereadores, empresariado local e regional, amigos e a comunidade em geral. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.

Durante a solenidade, o proponente da homenagem, vereador Lucas Caregnato/PT disse que falar de Martins sempre foi uma grande responsabilidade, pois se trata de uma pessoa que muito fez pela comunidade caxiense. O petista disse ainda que o gesto foi um simples e novo reconhecimento do Parlamento ao empresário, que há 23 anos passados, recebia também o título de Cidadão Emérito Caxiense, através de uma proposta do então vereador Valdemar Biglia.  

“Martins é um empresário internacionalmente reconhecido e de trajetória e conduta ilibadas. Responsável por uma contribuição exponencial para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Uma referência na indústria automobilística. Visionário e inovador. Todas essas características e qualidades amplamente conhecidas e referendadas. Merece a nossa homenagem”, completou Caregnato.    

José Antonio Fernandes Martins nasceu em 21 de abril de 1933, na cidade de Porto Alegre. Um dos oito filhos da união de Oscar Martins e Prudência Fernandes. Martins desde muito cedo se mostrou dedicado aos estudos. Realizou o curso primário no Colégio Marista São Pedro e o ginásio no Seminário São José de Gravataí e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde também concluiu o curso científico.

No ano de 1954 ingressou na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Em 1959, Martins obteve o título de Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na primeira turma do curso. Em 1961 casou-se com a sua companheira de vida, Hieldis Terezinha Souto Severo, e tiveram dois filhos, José Antônio Severo Martins e Alberto Martins.

Ocupando lugar na mesa principal do plenário da Câmara Municipal, José Antônio Fernandes Martins agradeceu pela homenagem prestada pelo Legislativo. Emocionado depois de ouvir os relatos de muitos amigos, disse que veio para Caxias do Sul em 1965 e entrou na Carrocerias Nicola, hoje Marcopolo. O empresário falou sobre sua trajetória e do amor pela cidade onde vive, a grande Caxias do Sul. 

“Vejo com emoção como vocês apoiaram essa homenagem que pra mim é uma honra muito grande. É um reconhecimento que a minha cidade presta ao meu trabalho. Eu agradeço essa gentileza e digo a vocês que de todas as homenagens que eu recebi na minha vida, essa é sem dúvida nenhuma, a que mais me emociona e a que mais toca o meu coração”, finalizou Martins.      

Aos 90 anos, o empresário permanece atuante ocupando as funções de Diretor Institucional da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

14/12/2023 - 09:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo