Voltar para a tela anterior.
A criação do Serviço de Inspeção Municipal e Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (SIMCOPAS-POA) foi aprovada em sessão extraordinária desta quinta-feira (14/12). De autoria do Executivo, o projeto de lei 207/2023 tem o objetivo de assegurar e preservar a saúde pública, através da inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal, em Caxias do Sul. Para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Pela proposta, o registro, a inspeção e a fiscalização sanitária e industrial dos produtos de origem animal, de competência do município, é obrigatória. O SIMCOPAS-POA, que fará a fiscalização, está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Sem prejuízo da responsabilidade civil e penal cabível, a infração à legislação prevê sanções, tais como: advertência por escrito, quando o infrator for primário e não tiver agido com dolo ou má-fé; multa de 10 a 500 valores de referência municipal (VRM's), nos casos não compreendidos no inciso; apreensão de matérias-primas; cancelamento de registro de produtos. Cada VRM corresponde a R$ 42,62.
PROJETO DE LEI nº 207/2023 (votação)
ADRIANO BRESSAN PRD Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
ISABELA RECH SCHUMACHER NOVO Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PDT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim