Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta quarta-feira (10/01), Adriano Bressan/PRD, presidente da Câmara Municipal em exercício, participou da solenidade de posse dos dez novos Conselheiros Tutelares. Eleitos em outubro de 2023, os empossados, agora, cumprem mandato de 4 anos a frente do órgão que garante a proteção de crianças e adolescentes em Caxias do Sul.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a prefeita em exercício vereadora Marisol Santos/PSDB, que destacou o esforço do poder público municipal na implementação das mudanças para aperfeiçoar o funcionamento dos Conselhos: “Estes ajustes mostram o quanto Caxias do Sul respeita e valoriza o Conselho Tutelar. Essas alterações estruturantes fazem parte da forma da gestão Adiló/Paula conduzir o Município, reconhecendo os desafios e buscando avançar e inovar para que todos que estão agentes públicos possam exercer com maior qualidade e eficiência o seu trabalho que é tão desafiador, mas ao mesmo tempo crucial para a nossa sociedade”, destacou a prefeita.
Ao prestigiar a posse, Bressan destacou a importância do órgão para o município: “Precisamos estar sempre atentos, Legislativo, FAS, Executivo e demais poderes para garantir segurança e qualidade de vida às crianças e adolescentes da nossa cidade. Que sejam 4 anos de muito trabalho aos novos conselheiros”, pontuou o vereador.
Foram empossados, nesta manhã, pelo Conselho Tutelar Macrorregião Sul, os titulares Daiane Cristina Torres, Adriano Gomes Morandi, Priscila Vilasboa De Abreu, Rafael Neques Machado e Daiane Da Cruz. Já pelo Conselho Tutelar Macrorregião Norte, assumiram Mauricio Da Silva Abel, Karen Cristine Finger, Rodrigo Barbosa Da Fontoura, Evandra Regina Pellin e Marjorie Monique Sasset.
No ato, também estiveram presentes o deputado federal Maurício Marcon/Podemos; o deputado estadual Neri, o Carteiro/PSDB; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Ana Maria Franchi Pincoloni; o juiz regional da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Diego Carvalho Locatelli e a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Caxias do Sul, Dra. Simone Spadari.
Os vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB também marcaram presença.
Sanção da Lei que reformula a estrutura do Comdema
Mais cedo, Adriano Bressan também participou da sanção da Lei 9.080 responsável por incluir o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social como membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Comdema.
O parlamentar ressaltou a importância da entidade para o município e parabenizou os novos membros, colocando a Câmara de Vereadores à disposição do conselho: “Esta é uma medida que visa ampliar a participação e a representatividade dos diversos setores na gestão ambiental da nossa cidade. É uma grande conquista para o município. Estamos fortalecendo o diálogo e a integração entre os diferentes atores envolvidos na questão ambiental. Tenho certeza que a Câmara de Veradores tem muito a contribuir.” frisou Bressan.
O Comdema é um órgão municipal com o objetivo de propor políticas para o meio ambiente.