Voltar para a tela anterior.
A presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereadora Marisol Santos/PSDB, recebeu duas visitas institucionais na manhã desta terça-feira (16/01). A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Maria Iara Cabral Guedes, e a representante do Sindiserv na entidade, Maria Lourdes Back de Lima, estiveram com a parlamentar para debater sobre políticas governamentais, medidas e ações para a garantia dos direitos da mulher.
Segundo Guedes, propor novas políticas públicas visando à eliminação das discriminações que atingem as mulheres, estimular, apoiar e desenvolver estudos, projetos e debates relativos à condição da mulher, além de receber denúncias de violação de direitos e encaminhá-las aos órgãos competentes são funções primordiais do Conselho. Para Marisol, receber a visita do Conselho é motivo de alegria e, claro, de comprometimento: “Como mulher, saibam que podem contar comigo e com esta Casa. Precisamos cada vez mais do olhar das mulheres e para as mulheres em diferentes setores da nossa sociedade, para cada vez ocuparmos mais espaços”, disse a presidente. Além disso, a parlamentar destacou as ações realizadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, a PEM, como a extensa programação do Agosto Lilás, mês de prevenção à violência contra a mulher. Marisol também ressaltou o trabalho que realizou na direção da Escola do Legislativo em 2023 com o projeto Maria nas Escolas: “Trouxemos centenas de estudantes da rede pública para a Casa, com o intuito de debater a violência contra a mulher e a importância de mudarmos pensamentos e comportamentos”, concluiu. A parlamentar também colocou a Câmara à disposição para pensar de forma integrada na programação para o Mês da Mulher, em março.
Ainda pela manhã, Marisol recebeu uma comitiva da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Caxias. Renato Corso, Presidente do Conselho Superior, Marcos Rossi Victorazzi, Diretor de Processos Internos, Mateus Formolo, Diretor de Relacionamento, Analice Carrer - Presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Afonso, da CDL Jovem, e Rita Cassia Piva Bertussi, Assessora de Relações Institucionais da entidade estiveram com a presidente.
Além de desejar sucesso à frente do Legislativo, o grupo pediu atenção especial da Casa aos assuntos de interesse do comércio, como a fiscalização de ambulantes irregulares, o cuidado com a zeladoria do município e a segurança pública: “Sabemos da importância deste Legislativo nas demandas da cidade e queremos colocar o CDL como um aliado da nova presidente nas pautas que dialogam com o comércio”, disse Corso.
A vereadora Marisol Santos destacou que as visitas institucionais e a aproximação das entidades da Câmara são ferramentas imprescindíveis na construção de políticas públicas melhores para todos os cidadãos: “Quando pensamos uma nova legislação ou em algo que realmente muda a vida das pessoas, precisamos que sejam leis efetivas, que realmente tenham impacto na sociedade, então ter o CDL conosco nesses espaços de discussão é muito significativo”, apontou a presidente.
Marisol também destacou o compromisso da sua gestão à frente da Câmara no alinhamento das pautas da Casa à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e demonstrou interesse em conhecer como o CDL trabalha com os dados que possam contribuir para compreensão dos indicadores da cidade.