Voltar para a tela anterior.
A garantia de que 87,76% do plano de governo já está cumprido foi dada pelo prefeito Adiló Didomenico, na abertura do Ano Legislativo, realizada no início da manhã desta quinta-feira (1º/02), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Sustentou que se trata do maior grau de eficiência da Administração, no passado recente da cidade. Anunciou que, em 2024, a líder do governo no Parlamento será a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, em substituição ao vereador Lucas Diel/PDT, que exerceu a função em 2023. Na condução da sessão ordinária, estava a presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB.
Nos 16 minutos de pronunciamento, iniciado às 8h49, o chefe do Executivo antecipou que, nos próximos dias, deverá ser encaminhado ao Legislativo um pedido de autorização de investimento de R$ 40 milhões, em favor da pavimentação e da zeladoria da cidade. Afirmou que o Legislativo exerce papel fundamental na democracia e impacta na vida da sociedade. Ressaltou que, no atual quadriênio, vivencia a retomada do diálogo e do respeito, com a voz do movimento comunitário. Atentou para a superação de obstáculos, como a pandemia da Covid-19 e os eventos climáticos (enxurradas).
Entre as políticas implementadas, salientou a atenção ao empreendedorismo, por meio da redução de impostos e do novo Código Tributário. Referiu o estímulo à habitação, à cultura e à agricultura familiar. Disse que providências foram tomadas com relação ao complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), ao Centro Integrado de Segurança e à reforma da Previdência dos Servidores Públicos Municipais.
Adiló também enfatizou que, a partir de parcerias público-privadas (PPPs), está prevista a construção de até 31 escolas de Educação Infantil. Citou 70 quilômetros de pavimentação no Interior e 153 quilômetros de rede de água tratada.
Veja o pronunciamento na íntegra pela Tv Câmara Caxias: