Voltar para a tela anterior.

Corina Meletti divulga castrações de animais no município

A parlamentar listou bairros que serão atendidos por ação da prefeitura em parceria com a Universidade de Caxias do Sul no dia 17 deste mês, como Reolon, Mariani, Cidade Nova, Industrial, Mattioda e Campos da Serra


A vereadora Corina Meletti/PRD divulgou, na sessão ordinária desta quarta-feira (07/02), as castrações de cães e gatos que o município promoverá ainda neste mês, a partir do convênio entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciativa está prevista para o dia 17 de fevereiro e contemplará os bairros Reolon, Mariani, Cidade Nova, Industrial, Mattioda e Campos da Serra.

De acordo com a parlamentar, que é uma conhecida protetora de animais na cidade, a ação visa ampliar o controle e contribuir para a saúde e o bem-estar da comunidade. As castrações são gratuitas para famílias que comprovem condição de vulnerabilidade social. Os proprietários de cães e gatos interessados no benefício devem fazer a inscrição nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na sede da Semma (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa, das 10h às 16h) ou com algum agente de saúde até o dia 15 de fevereiro.

“A participação de todos é fundamental. Conto com o apoio de cada um de vocês (na divulgação da iniciativa) para tornar essa ação um verdadeiro sucesso”, disse Corina, durante o grande expediente da plenária.

Nos apartes, a tucana Tatiane Frizzo/PSDB elogiou a atividade de Corina. Também defendeu que seja propagada informação sobre as castrações para a comunidade, visto que muitas pessoas ainda fomentam especulações de que castrar não é seguro. Já Lucas Caregnato/PT salientou que o município precisa de mais políticas públicas de incentivo às organizações não-governamentais e aos  protetores independentes. Na mesma linha, se posicionou Maurício Scalco/PL.

Corina voltou a destacar o trabalho da ONG SOS Animal, da qual é fundadora. Ela diz que a organização realiza de 10 a 15 castrações por dia. Os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB e Rafael Bueno/PDT avaliam que o poder público ajuda pouco nessa área, com contribuição inferior à ONG mencionada por Corina. Alexandre Bortoluz/PP e Zé Dambrós/PSB consideram necessário, de parte da prefeitura, uma maior prestação de contas com a população em relação à causa animal.

Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias:


 

07/02/2024 - 14:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo