Voltar para a tela anterior.
O avanço na mobilização pela Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul ganhou destaque no pronunciamento da vereadora Rose Frigeri/PT, na sessão ordinária desta quarta-feira (21/02). Presidente da frente parlamentar da Casa que se dedica ao tema, a petista relatou que, ontem, à tarde, na reunião de reinstalação do grupo, ficou definido o agendamento de uma audiência pública para o próximo dia 8 de abril, no plenário do Legislativo caxiense.
De acordo com Rose, o Nordeste gaúcho contempla 1,2 milhão de habitantes, envolvendo Serra, Campos de Cima da Serra e Região das Hortênsias, com mais de 50 municípios. “A luta está sendo por Caxias do Sul, por meio da frente parlamentar, mas com a integração das demais cidades. Em Farroupilha, foi criado um comitê favorável à universidade federal. Há um acordo de não se discutir o município que sediará a unidade”, explicou.
A vereadora ressaltou que, inclusive, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) se mostrou favorável à mobilização. Lembrou que, em 26 de dezembro passado, os vereadores locais participaram de reunião em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar do assunto. Ressaltou que, semana passada, em visita à UCS, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, reafirmou o interesse do governo federal pela unidade universitária na região.
Também se manifestaram, em apoio à iniciativa, os vereadores Lucas Caregnato/PT e Zé Dambrós/PSB.
Assista também a matéria da TV Câmara Caxias: