Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Caxiense ao músico Samuel Sodré está em apreciação

O projeto que trata da distinção é de autoria da vereadora Rose Frigeri/PT em conjunto com outros 13 parlamentares


A história do músico, compositor, escritor e publicitário Samuel Pereira Sodré, 64 anos, ganhou destaque na plenária do Parlamento Municipal desta quinta-feira (22/02), quando a proposta de concessão do título de Cidadão Caxiense a ele passou em primeira discussão.  O projeto de decreto legislativo (PDL) 1/2024 chegou à Casa assinado pela vereadora Rose Frigeri/PT em conjunto com outros 13 parlamentares: Adriano Bressan/PRD, Alberto Meneguzzi/PSB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Isabela Rech Schumacher/NOVO (então vereadora), Zé Dambrós/PSB, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Rafael Bueno/PDT, Renato de Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PRD. O texto voltará para segunda discussão e votação final.

Essa honraria é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade.

No histórico sobre o futuro homenageado, os vereadores informam que Samuel Pereira Sodré nasceu em Governador Valadares/MG, no dia 12 de setembro de 1959, e reside em Caxias do Sul há 28 anos.

O músico já levou seu trabalho a várias partes do Brasil, construindo, assim, uma trajetória artística com cinco CDs gravados, dois DVDs e três livros para o público infantil. Realiza trabalhos publicitários como produção de jingles, vídeos e trilhas sonoras para espetáculos diversos, ministra oficinas de música, trabalha a música em sala de aula, faz shows infantis com contação de histórias musicadas e palestras motivacionais para todos os públicos.

Foi em 1995 que começou o percurso cultural em Caxias do Sul, atuando como músico profissional, inicialmente tocando em bares noturnos, restaurantes, hotéis e eventos diversos. Com o passar do tempo, se dedicou em levar cultura, lazer e conhecimento para a comunidade.

Entre as ações desenvolvidas por Sodré em solo caxiense, o projeto menciona:  oficinas de musicalização e literatura direcionadas a profissionais da educação; oficinas em várias edições do “PROLER”, do projeto “Monteiro Lobato”, do projeto “Noite na Biblioteca”, entre outros; CDs e DVDs gravados com canções autorais; jingles da Campanha do Agasalho doados à comunidade;  clipe em homenagem a Caxias do Sul; escreveu três obras literárias(Reino Encantado, Uma Sementinha Corajosa e Uma Bruxinha e seus dois Corações); e trabalhos e ações sociais em casas asilares, escolas municipais, com pessoas que possuem o Transtorno do Aspecto Autista e em diversas comunidades carentes de nossa cidade.

“Considerando as várias ações culturais e projetos desenvolvidos, estima-se uma média de 2, 5 mil atividades (executadas pelo cantor). Ademais, por acreditar na importância da cultura e da arte como forma de transformação do ser humano, permanece firme com o sentimento de contribuir de forma positiva na comunidade caxiense, formando novos leitores, cantores, contadores de histórias, escritores e principalmente pessoas mais positivas, espiritualizadas e humanizadas”, frisam os vereadores, no texto que prevê a homenagem.

Neste link, é possível encontrar mais informações sobre Sodré: http://www.elrinet.com.br/samuelsodre17/site/biografia.html

22/02/2024 - 13:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo