Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT visitou na tarde desta quinta-feira (22/02) os hospitais Pompéia e Virvi Ramos para buscar mais informações sobre a atual situação do setor materno-infantil em Caxias do Sul. Terceirizado, o serviço pelo SUS segue funcionando nas dependências do Pompéia. No final de novembro do ano passado, o Executivo Municipal firmou compromisso com a direção do Virvi Ramos para assumir a demanda, após algumas obras de adaptações de espaços serem sendo planejadas. A estimativa é de que as estejam concluídas até a metade de 2024, mas esse prazo pode se estender. Os atendimentos materno-infantis no Pompéia estão com a gestão do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas). Em janeiro, foram realizados 49 partos e, em fevereiro, 41 procedimentos.
A Comissão de Saúde do Legislativo, a qual Bueno integra, foi recebida pelos gestores do Ideas, que explicaram como estão sendo executados os trabalhos. Após, os vereadores estiveram com a direção do Virvi Ramos, representada pela diretora, Cleciane Doncatto Simsen, e pelo gerente comercial, Geraldo da Rocha Freitas Júnior. Eles detalharam o projeto da nova ala materno-infantil.
O pedetista tem se manifestado no sentido de que o município aja com a proatividade que não teve para evitar que haja descontinuidade em um serviço tal essencial para quem utiliza o SUS e que tem a ver diretamente com a qualidade de vida da população.
"Se isso ocorrer, será mais um capítulo triste dessa história que vem se arrastando e colocando o serviço em risco. E, mais, é preciso ser analisada a situação dos funcionários que estão exercendo suas atividades na materno-infantil. Eles têm garantia de trabalho? Até quando?"