Voltar para a tela anterior.
O parlamentar Alberto Meneguzzi/PSB utilizou a tribuna para cobrar melhorias, reformas e isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) das casas-lares existentes no município. Também convidou os vereadores e a comunidade para a outorga do título de Cidadão Caxiense ao advogado Leonir Taufe, nesta quarta-feira (28/02), às 19h, no plenário da sede legislativa.
Meneguzzi destacou que as casas-lares em funcionamento no município solicitaram em outubro de 2023 a isenção do IPTU, para terem atendimentos melhores para crianças vulneráveis. Contou que houve uma reunião acerca do tema com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB, o vereador Zé Dambrós/PSB, o secretário municipal de Habitação, Wagner Petrini, o secretário da Receita Municipal, Roneide Valdecir Dornelles, e representante da Fundação de Assistência Social (FAS), onde foi prometido um estudo para as casas-lares, mas o pedido de isenção não foi atendido até o momento.
De acordo com o vereador, dois meses após a reunião, ele entrou em contato com a secretária de Dornelles pedindo novamente por um olhar mais atento para as casas-lares. Após outra reunião, foi informado que a isenção do IPTU não seria possível, então a FAS se encarregou de procurar novas alternativas. Salientou a necessidade do não recolhimento do tributo para que possa sobrar recursos e serem providenciadas reformas e melhorias das casas para uma melhor inserção das crianças na sociedade. Ele questionou quais seriam os critérios para a isenção do IPTU a casas-lares e avalia que há falta de comunicação do poder público em relação ao tema.
Ainda na tribuna, o parlamentar convidou todos os vereadores e a comunidade para a entrega do título de Cidadão Caxiense para o advogado Leonir Taufe, que ocorre no plenário da Casa (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), às 19h. A proposta da honraria partiu do próprio vereador e foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares. Terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais do Parlamento.
Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias: