Voltar para a tela anterior.
Incluir a Festa Nacional da Uva e a Feira Agroindustrial no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul é objetivo do projeto de lei 22/2024, apresentado pelo vereador Velocino Uez/PRD nesta semana, no Legislativo. Na sessão ordinária desta quinta-feira (29/02), o parlamentar detalhou a matéria, que já se encontra em tramitação nas comissões da Casa. O texto descreve que a festividade será realizada a cada dois anos, nos meses de fevereiro e março, no Parque Mário Bernardino Ramos, em data definida pela comissão organizadora.
Velocino, que já foi subprefeito de Galópolis, destacou a Vila dos Distritos na festa, pontuando que não há como fazer Festa da Uva sem o espaço, que valoriza a história, cultura e produções artesanais e gastronômicas de Caxias. Ele explicou que as iniciativas colocam o município em evidência, atraindo mais turistas e gerando mais emprego e renda.
Nos apartes, a vereadora Gladis Frizzo/MDB destacou o sucesso da polenta brustolada. O vereador Olmir Cadore/PSDB parabenizou o tema. Comentou que a Festa deve ser referência, assim como o Carnaval do Rio de Janeiro. Para Felipe Gremelmaier/MDB, o município precisa gerar engajamento comunitário para que os cidadãos conheçam a história do próprio município.
Saiba mais sobre a Festa da Uva
A Festa da Uva e Feira Agroindustrial é um evento de grande tradição e relevância histórica para o município de Caxias do Sul e para toda a região da Serra Gaúcha. Desde a sua primeira edição, idealizada por Joaquim Pedro Lisboa, em 1931, a festa tem sido um símbolo da cultura, da agricultura e do empreendedorismo local. Também marcou a história da comunicação do país. A edição de 1972 foi a primeira transmissão ao vivo de cores da televisão brasileira.
Reconhecida como uma das maiores festas comunitárias do país, a Festa Nacional da Uva marca a pluralidade dos povos que, juntos, formam a identidade de Caxias do Sul. Esse evento não é apenas uma celebração festiva, mas, também, um momento de valorização e promoção dos produtores agrícolas e agroindustriais da região. Ao longo dos anos a feira tem desempenhado um papel fundamental na divulgação dos produtos locais, no estímulo ao turismo rural e na geração de emprego e renda para a comunidade.