Voltar para a tela anterior.
Às 14h desta terça-feira (26/03), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente(CSMA), para tratar da situação da dengue em Caxias do Sul. O encontro terá transmissão ao vivo, pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube). A condução das atividades caberá ao presidente do grupo parlamentar, vereador Olmir Cadore/PSDB.
De acordo com o presidente, os focos e casos confirmados de dengue, no município, aumentam diariamente e colocam a cidade em estado de alerta. Dados da Prefeitura indicam que, só em 2024, até a última atualização do município, no dia 18 de março, eram 389 focos identificados. Esse número representa mais da metade do total de 2023.
O balanço aponta que, em todo o ano passado, houve 42 registros. No caso deste ano, já são 46 casos até a manhã da última sexta-feira. Os dados constam do segundo boletim da Secretaria Estadual da Saúde.
Para o presidente da comissão é necessário que a sociedade se envolva no combate e denuncie possíveis focos. “Equipes da Vigilância em Saúde estão atuando diariamente nos quatro cantos da cidade. As visitas ocorrem em residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e indústrias. Além disso, quando notificado um caso de dengue, uma espécie de varredura é feita nos locais por onde a pessoa circula”, disse o vereador Cadore.
Entre os convidados para o encontro, estão: a diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Flávia Tonet, além de membros da comissão e os demais vereadores. Denúncias de locais com acumulo de água podem ser feitas anonimamente pelo Alô Caxias, número 156.
Além do vereador-presidente Olmir Cadore/PSDB, fazem parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Adriano Bressan/PRD, Estela Balardin/PT, Rafael Bueno/PDT e Renato Oliveira/PCdoB.