Voltar para a tela anterior.
Na tribuna do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (03/04), o vereador Lucas Diel/PRD defendeu a implementação de transporte ferroviário em Caxias do Sul. De acordo com o parlamentar, este tipo de transporte é altamente utilizado em outros países com pessoas e cargas pelas vias, levando mais desenvolvimento e o favorecimento do turismo.
Ele contou que esse assunto já foi amplamente discutido pelo Executivo, e, em todas as conversas, o quesito de alto custo é debatido, por causa das modificações que deveriam ser realizadas na cidade, envolvendo trilhos e desapropriações de locais. Frisou que o tema não pode ser esquecido e deve continuar sendo pauta, pois a cidade é um dos principais polos industriais do Estado.
O parlamentar apresentou um vídeo da nova modalidade chamada “Intelligent Rail Transit (IRT)”, um transporte público que funciona com eletricidade. Também registra poluição e emissão de carbono zero, sem o uso de trilhos de trem e fios aéreos, e será implementada em algumas cidades da China. Ele destacou que todos os países desenvolvidos não abandonaram as ferrovias e estão melhorando o sistema de transporte para a segurança e para a comodidade da população. Diel frisou que esse tipo de modalidade poderia ser adotado na cidade para facilitar o transporte coletivo e interno.
Em apartes, o legislador Sandro Fantinel/PL parabenizou o colega pelo tema abordado e disse que, nessa logística ferroviária, o governo deveria pensar no povo e não em si mesmo. O vereador professor Zanchin/NOVO destacou que é uma boa ideia essa modalidade, e cobrou um olhar atento para questões de logística e incentivo à população para debater mais o tema.
Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias: