Voltar para a tela anterior.
Representante da Câmara de Vereadores no Grupo de Trabalho por Caxias (GTC), a presidente Marisol Santos/PSDB criou uma forma de mobilizar a comunidade para a necessidade de ampliação dos recursos dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e, também, do Idoso.
Jornalista e relações-públicas de formação, a vereadora optou por gravar e publicar vídeos em suas redes sociais divulgando informações sobre a destinação do imposto de renda para pessoas físicas que utilizam o modelo completo: "Você sabia que pode mudar o destino de milhares de crianças, adolescentes e idosos com a destinação de parte do seu Imposto de Renda? Esse é um gesto que não custa nada, mas pode mudar muitas vidas", destaca a vereadora nos vídeos compartilhados nas redes.
A intenção é explicar à comunidade que quem declara pelo modelo completo tem a possibilidade de destinar até 6% aos Fundos Municipais da Criança, Adolescente e Idoso. O limite é de até 3% do imposto devido para cada um dos fundos. O valor é descontado para quem tem que pagar o imposto e os que recebem a restituição, pagam na hora da declaração, mas depois têm o valor restituído e corrigido pela taxa Selic.
Segundo dados da Receita Federal, em 2023, apenas R$ 2,8 milhões do imposto de renda ficaram em Caxias do Sul, de um total de R$ 32 milhões que poderiam ter permanecido no município.
Nos conteúdos publicados, que contaram com a participação de crianças atendidas no Centro Assistencial Portal da Luz e com idosos do Lar da Velhice São Francisco de Assis, a parlamentar ressalta a importância dos valores ficarem na cidade: “Para as crianças, é a oportunidade de sonhar. Para os idosos, a oportunidade de mais qualidade de vida! E para nós, eu e vocês, a chance de fazer a diferença”.
Os vídeos podem ser conferidos nas redes sociais da parlamentar. Em um deles, há também o passo-a-passo para fazer a destinação.
O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda termina em 31 de maio.