Voltar para a tela anterior.
O 1º Seminário Municipal Sobre Autismo será nesta sexta-feira, das 8:00 às 17:00 hs, na Câmara Municipal. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e tem como objetivo debater sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas mais diversas áreas, como processos de acesso e cuidadoria, acesso a benefícios sociais, políticas de saúde; inclusão no mercado de trabalho, debates e questionamentos.
O evento conta com o apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas e da Câmara Municipal.
Para a presidente da Frente, a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB o evento busca fornecer informações essenciais sobre o autismo, promovendo um ambiente de aprendizado e sensibilização para familiares, educadores, profissionais da saúde e toda a comunidade interessada. "Este evento é um passo importante para aumentar a conscientização e promover a inclusão em nossa cidade. É um momento de aprender, compartilhar experiências e fortalecer nossa luta por uma sociedade mais justa e inclusiva para todos", disse a vereadora.
Ainda segundo a parlamentar, será um espaço de aprendizado e diálogo, onde se fortalecerão laços entre a comunidade e familiares das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por meio de uma jornada de conhecimento, empatia e construção de um mundo mais inclusivo para todos.
A programação é diversificada, com palestras e debates, com especialistas em diversas áreas. Confira os debates:
Tatiane Frizzo, vereadora e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas; Luciano Silva, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência; Fabíola Balardin, enfermeira, Equipe de Atenção à Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulne-ráveis; Denise Igansi, pedagoga, psicopedagoga e coordenadora do Centro de Autismo; Glademir Bonamigo, filósofo e psicólogo com abordagem sistêmica; Carla Dal'Alba, fonoaudióloga com especialização em motricidade orofacial, aplicadora Aba, Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets (PROMPT 1) e estimulação precoce; Nicole dos Reis, terapeuta ocupacional com especialização em Neuroevolutivo Bobath, estimulação precoce e neuropediatria; Larissa Beatriz Scholz de Bortoli, assistente social do Instituto Nacional de Seguridade Social(INSS), Gerência Executiva de Caxias do Sul; Graziela Canonica, psicóloga com especialização em análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mãe de autista; Luiza Aparecida Silveira Palhano, presidente da Associação de pais e amigos do Autista(AMA) Caxias, vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e mãe de autista; Professora Maria Carine Charão, especialista em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano e Acadêmica de graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e Roberta Dalla Rosa Padilha, coordenadora TEAcolhe.
Além da presidente, fazem parte da Frente os seguintes parlamentares: Marisol Santos/PSDB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Lucas Diel/PRD, Adriano Bressan/PP, Alexandre Bortoluz/PP, Lucas Caregnato/PT e Rose Frigeri/PT.
Confira a programação completa:
8h - 8h30min
Credenciamento
8h30min - Abertura
Representante da Frente Parlamentar;
Conselho da Pessoa com deficiência.
8h45min - 10h30min - Saude
Políticas de Saúde para TEA no município;
Trabalho Multidisciplinar para crianças
TEA e a importância da integração da família.
10h30min - Intervalo
Café: Câmara
10h50min - Previdência Social
O processo de acesso aos benefícios sociais (BPC)
11h30min
Debate e questionamentos
11h45min - 13h20min
Almoço
13h30min - 14h50min - Abertura artística
Glademir Bonamigo e Gabriela Bonamigo
13h50min - 14h15min - Lugar de fala
Mães falam sobre sua experiência
14h15min - 15h - Educação
Processo de acesso a cuidadoria no âmbito escolar, enquanto município
e Estado
15h - 15h15min - Intervalo
Cafê: Câmara
15h15min - 15h45min - UNITEA
Inclusão TEA no mundo do trabalho, o trabalho desenvolvido pela UNITEA
15h45min - 16h15min - TEAcolhe
O Trabalho do TEAcolhe e o acesso à Ciptea em Caxias do Sul
16h15min - 16h45min
Debate e questionamentos
16h45min - 17h
Encerramento