Voltar para a tela anterior.
A redução da criminalidade, em Caxias do Sul, após 6 meses de funcionamento do Centro Integrado de Operações (CIOP), ganhou destaque na manifestação do vereador Lucas Diel/PRD. A partir da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/04), o parlamentar fez um comparativo entre o primeiro trimestre de 2023 e igual período deste ano. Nas salas de controle do CIOP, 60 colaboradores da Brigada Militar, da Guarda Municipal e da Polícia Civil monitoram 300 câmeras.
De acordo com ele, a queima de contêineres de lixo caiu de 63 para 7 unidades. No caso de roubos de veículos, a queda foi de 63 para 39. Em roubos a pedestres, de 192 para 142 ocorrências. Disse que a Guarda Municipal, a partir do CIOP, flagrou 75 pessoas cometendo crimes diversos.
Diel ressaltou que as imagens já serviram como provas de incontáveis inquéritos policiais, incluindo crimes contra a vida. “Há uma conexão entre a central de câmeras e as viaturas, permitindo aos policiais executarem prisões em flagrante. O cercamento eletrônico identifica veículos roubados. O videomonitoramento flagra crimes e identifica os autores", explicou. O vereador lembrou que já foram investidos R$ 20,7 milhões no projeto.
Os vereadores Tatiane Frizzo/PSDB e Tenente Cristiano Becker/PRD também elogiaram a atuação do CIOP.
Veja também a entrevista para a TV Câmara Caxias: