Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense repudia charge de Jean Galvão alusiva às enchentes do Rio Grande do Sul

Publicada na edição do último domingo do Jornal Folha de S. Paulo, a ilustração foi considerada ofensiva


O repúdio do Legislativo caxiense a uma charge de Jean Galvão ficou caracterizado por meio da aprovação unânime à moção 12/2024, na sessão ordinária desta quinta-feira (09/05). A publicação aconteceu na edição do último domingo do Jornal Folha de S. Paulo. Os autores consideraram a imagem ofensiva e irônica no contexto da maior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul, a partir das atuais enchentes.

Idealizado pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP, o documento será enviado ao periódico e ao chargista, a fim de tentar obter uma retratação pública. Na ilustração, uma família se encontra sobre o telhado de uma casa submersa numa enchente, com água turva. Um balão de diálogo tem esta frase: “Não chora, vai alagar ainda mais...”. Também assinaram a moção os vereadores Adriano Bressan/PP, Gladis Frizzo/PP, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO, Sandro Fantinel/PL e Tenente Cristiano Becker/PRD.

Entre as manifestações, em plenário, o vereador Lucas Diel/PRD contou que o próprio chargista disse que estaria se referindo às lágrimas das crianças, mas pediu desculpas. Mesmo assim, na avaliação do parlamentar, não cabia brincadeira para a situação. Bortoluz acredita que a charge feriu o lado sentimental de quem já estava abalado com os desastres.

Enquanto isso, o vereador Sandro Fantinel/PL pediu à Justiça providências com relação a um vídeo, em circulação na internet. Explicou que o conteúdo audiovisual estaria incitando mais mortes no Rio Grande do Sul, com a rotulação de que os gaúchos seriam fascistas.

Em seguida, a vereadora Rose Frigeri/PT sugeriu a regulamentação das redes sociais. Em contraponto, o vereador Maurício Scalco/PL reiterou defesa pela liberdade de expressão, inclusive na internet. Compartilharam de indignação com a referida charge os vereadores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo De Camillis/PSB e Olmir Cadore/PSDB.

MOÇÃO nº 12/2024 (votação)

ADRIANO BRESSAN PP Presente

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO PP Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PRD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Não Votou

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Ausente

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

09/05/2024 - 15:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo