Voltar para a tela anterior.
Fazer com que o Aeroporto Hugo Cantergiani receba status internacional é um pleito que ganhou o vereador Olmir Cadore/PSDB, como um dos defensores. Ele reiterou a ideia durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (15/05). A partir da tribuna, enfatizou ter feito o apelo ao governador Eduardo Leite, na visita de ontem a Caxias do Sul.
De acordo com o tucano, em função da calamidade pública no Estado, onde em torno de 90% dos municípios foram atingidos pela histórica enxurrada das últimas semanas, a matriz aeroportuária caxiense despontou com protagonismo estadual. “Temos que instrumentalizar o aeroporto, como a implantação do ILS (equipamento para aproximação de voos, necessário para dias com chuva ou neblina”, ponderou.
Cadore ressaltou que a Infraero (empresa pública nacional do setor) estaria estudando assumir a gestão do aeroporto, hoje a cargo do município. Contou que ouviu do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, o comprometimento de avançar na capacitação de infraestrutura, incluindo o entorno da pista.
Em concordância com o colega, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB citou informação de ontem, confirmada pela Aeronáutica, de que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, não deverá retomar as atividades até o final do próximo mês de setembro. O emedebista sustentou ser o momento de qualificar o aeroporto caxiense. Atentou que, a partir de agora, as referências aéreas gaúchas estão em Canoas e Caxias. Na mesma linha, manifestaram-se os vereadores Sandro Fantinel/PL e Tatiane Frizzo/PSDB.
Assista os destaques da Sessão Ordinária desta quarta-feira