Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (28/05), o vereador Rafael Bueno/PDT utilizou o espaço do grande expediente, para prestar um voto de congratulações aos proprietários da Granja Nossa Senhora Aparecida, localizada em São Gotardo, Vila Seca. A granja, administrada por Valceu Cattuzo, Maria de Fátima Catuzzo e Marinez Catuzzo, é pioneira na criação de matrizes de peru e vem se destacando há anos no cenário agropecuário de Caxias do Sul.
A Granja Nossa Senhora Aparecida conquistou o primeiro lugar na categoria “Peru matriz de recria de Caxias do Sul”, em cinco ocasiões: 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Além desses títulos, a família Catuzzo coleciona diversos prêmios, incluindo o de Agricultor de Destaque em 2014, o prêmio SuperAgro da Seara Alimentos LTDA e a medalha de Destaque Agricultor, entregue pelo Legislativo caxiense.
Em seu discurso, Bueno destacou que, em 2023, a granja passou por uma ampla modernização para garantir maior biossegurança nos aviários. Atualmente, o empreendimento conta com dois aviários que abrigam cerca de 10.000 aves, entre machos e fêmeas.
Valceu Cattuzo começou sua trajetória ao lado do pai, no cultivo de parreirais e vimes, e hoje lidera a granja com o apoio de sua irmã e sócia, Marinez. Casado com Maria de Fátima e pai de William, Valceu conta ainda com colaboradores como Airton e Berenice. Ele foi o primeiro criador de matrizes, no Brasil, a adotar o sistema de recria integrada à Seara, o que lhe rendeu reconhecimento internacional pela qualidade de sua produção.
Durante a homenagem, Bueno também fez questão de exaltar os agricultores e produtores rurais de Caxias do Sul, fazendo um apelo aos governos estadual e federal por mais apoio e um olhar humanizado, especialmente em momentos de tragédia. Ele ressaltou o papel de estradas de qualidade, para o escoamento das mercadorias, com o incentivo e o suporte contínuo para os produtores rurais.
Bueno relatou um episódio recente em que um empresário local enfrentou dificuldades para transportar equipamentos, devido a uma ponte interditada. Também mencionou um caso em Santa Lúcia, onde a perda de cerca de 200 suínos gerou prejuízo.
Confira o resumo da Sessão Ordinária desta terça-feira: