Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta quarta-feira (29/05), o vereador Professor Zanchin/NOVO ocupou o espaço do Grande Expediente para apresentar um projeto de equipamento de gestão de resíduos oriundos das enchentes. De acordo com o parlamentar, a iniciativa é de um grupo de empresários que, tendo em vista o alto volume de resíduos, desenvolveram um equipamento que visa solucionar este problema.
Em sua manifestação, Professor Zanchin demostrou preocupação com a alta quantidade de resíduos acumulados em frente às residências, nas cidades atingidas, fato que exige uma solução para que não ocorra um desastre ambiental ainda maior. O vereador explicou que são vários protótipos de equipamentos, de acordo com cada tipo de resíduo, tendo em vista que os variados materiais estão espalhados nas cidades, como pneus, madeiras, lâmpadas, baterias de celulares, computadores, entre outros.
O parlamentar também alertou que se trata de um problema sem precedentes no Rio Grande do Sul e um projeto bem elaborado, com trituração, reciclagem e compactação será eficaz na destinação correta de cada material. Ainda pontuou que o lixo quando administrado corretamente, gera renda: “A melhor forma de reconstruir é com organização. As pessoas não têm ânimo de voltar, recomeçar, reconstruir, se não tiverem ao menos uma cidade limpa. Essa água vai baixar e muita coisa vai precisar ser feita”, disse Zanchin.
Ainda de acordo com o vereador, a proposta foi apresentada ao Executivo Municipal em reunião na tarde desta terça-feira (28/05) com a Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos e com o secretário do Meio Ambiente, Daniel Caravantes. Zanchin explicou que o próximo passo é levar a proposta ao Governo Estadual.