Voltar para a tela anterior.
O músico, compositor, escritor e publicitário Samuel Pereira Sodré será agraciado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Caxiense, nesta quinta-feira (06/06). A cerimônia de entrega da honraria se inicia às 19h, no plenário da Casa Legislativa. A cerimônia é aberta ao público e será também transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da Claro/NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube).
A proposta de homenagear Sodré partiu da vereadora Rose Frigeri/PT. Ela mencionou a necessidade de reconhecer a atuação do músico. A parlamentar destacou, ainda, a amizade que tem com o artista.
Essa honraria é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade. Samuel Pereira Sodré nasceu em Governador Valadares/MG, no dia 12 de setembro de 1959, e reside em Caxias do Sul há 28 anos.
O músico já levou seu trabalho a várias partes do Brasil, construindo, assim, uma trajetória artística com cinco CDs gravados, dois DVDs e três livros para o público infantil. Realiza trabalhos publicitários como produção de jingles, vídeos e trilhas sonoras para espetáculos diversos, ministra oficinas de música, trabalha a música em sala de aula, faz shows infantis com contação de histórias musicadas e palestras motivacionais para todos os públicos.
Foi em 1995 que começou o percurso cultural em Caxias do Sul, atuando como músico profissional, inicialmente tocando em bares noturnos, restaurantes, hotéis e eventos diversos. Com o passar do tempo, se dedicou em levar cultura, lazer e conhecimento para a comunidade.
Entre as ações desenvolvidas por Sodré em solo caxiense, estão: oficinas de musicalização e literatura direcionadas a profissionais da educação; oficinas em várias edições do “PROLER”, do projeto “Monteiro Lobato”, do projeto “Noite na Biblioteca”, entre outros; CDs e DVDs gravados com canções autorais; jingles da Campanha do Agasalho doados à comunidade; clipe em homenagem a Caxias do Sul; escreveu três obras literárias(Reino Encantado, Uma Sementinha Corajosa e Uma Bruxinha e seus dois Corações); e trabalhos e ações sociais em casas asilares, escolas municipais, com pessoas que possuem o Transtorno do Aspecto Autista e em diversas regiões da cidade.