Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Urbano do Legislativo se reúne com a empresa da PPP de iluminação pública

O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, na sede do consórcio, junto à BR-116, em Caxias do Sul


Vereadores de Caxias do Sul participaram, na tarde desta quarta-feira (12/06), de uma reunião promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação com a empresa Consórcio Luz Caxias. O encontro aconteceu na sede da organização, junto à BR-116, em Caxias do Sul. A iniciativa buscou aproximar os parlamentares das ações realizadas, a fim de conhecer o planejamento de modernização da iluminação pública do município, além de levar reivindicações para os gestores da parceria público-privada (PPP).

O projeto de modernização do sistema prevê que 49 mil pontos de iluminação pública serão trocados por tecnologia LED, mais eficiente e econômica que as lâmpadas comuns. A PPP, com a empresa Enel X (Consórcio Luz Caxias), inclui a expansão do número de pontos de iluminação, no município, ao longo do contrato.

A expectativa é de que em torno de 33% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via telecontrole, tornando ainda mais eficientes o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública, em pontos estratégicos, no prazo de 150 dias, a partir da implementação da primeira fase, que se iniciou ontem.

Também se espera que o processo de modernização de todos os pontos do município ocorra até setembro de 2025, contemplando todos os bairros, distritos e parques públicos da cidade. Desde o início da operação, no mês de março deste ano, já foram substituídos 6.020 pontos.

Presidente da comissão, o vereador Wagner Petrini/PSB destacou que, durante o encontro com a direção da empresa, foram levadas diversas sugestões dos parlamentares, para buscar a uniformização do atendimento à população e a lideranças comunitárias. “Diversos colegas se manifestaram e apresentaram as atuais dificuldades de comunicação com a empresa e as cobranças que recebem da comunidade. Foram sugeridas diversas medidas. Entre elas, a de que seja priorizada a troca das lâmpadas queimadas, as quais, atualmente, geram mais de 5 mil solicitações. Posteriormente, seria retomado o trabalho de modernização do parque tecnológico”, explicou.

O Consórcio Luz de Caxias do Sul também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais.  A meta é de que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia do parque de iluminação pública na faixa de 54%, na comparação com os padrões atuais.

Também participaram da reunião os vereadores Adriano Bressan/PP, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/UNIÃO, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo De Camillis/PSB, Lucas Diel/PRD, Maurício Scalco/PL, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambrós/PSB, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, e o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha.

Além do vereador-presidente Wagner Petrini/PSB, fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Adriano Bressan/PP, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PRD e Tatiane Frizzo/PSDB.

12/06/2024 - 18:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Fabio Carnesella - MTE 17863

Ir para o topo