Voltar para a tela anterior.

Instituto de Leitura Quindim vibra com a conquista do Prêmio Caxias do Sul

A indicação partiu da vereadora Rose Frigeri/PT, que saudou o trabalho do presidente da entidade, Volnei Canônica, e do grupo de voluntários que abraçam o desafio de formar uma sociedade de leitores


Os integrantes do Instituto de Leitura Quindim (ILQ) festejaram a conquista do Prêmio Caxias do Sul concedido pelo Parlamento Municipal, neste sábado (22/06), durante uma programação especial que o espaço promoveu com a participação de artistas e da comunidade em geral. A distinção foi indicada pela vereadora Rose Frigeri/PT, que saudou o trabalho do presidente da entidade, Volnei Canônica, do vice-presidente, Roger Mello, e do grupo de voluntários que abraçam o desafio de construir uma sociedade mais leitora.

“O Quindim trabalha a educação e a cultura a partir da formação de leitores. Cada vez mais nos orgulhamos de ter o instituto em nossa cidade, mas com feitos e reconhecimentos pelo mundo todo. Desde 2014 até hoje, já são mais de 130 ações nacionais e 35 internacionais. É um convite para as pessoas usufruírem desse espaço, que garante o acesso ao livro. Muitas pessoas atuaram e atuam para o Quindim chegar onde está”, destacou a vereadora Rose, considerando as trajetórias de Volnei e Roger inspiradoras.

Volnei disse não ter palavras para agradecer à parlamentar e à Câmara pelo Prêmio, sublinhando que a Casa do Povo sempre reconheceu o esforço do Quindim. O escritor, relações públicas e presidente do instituto recordou de como se aproximou da literatura, mencionando os livros que o pai recolhia e que ele conseguiu ler quando criança e adolescente. Ressaltou que o Quindim é um sonho que se tornou realidade coletivamente. Iniciou como Centro de Leitura Quindim em 19 de setembro de 2014, graças à união de nove estudiosos da literatura e da educação. Depois cresceu e recebeu a adesão de mais pessoas e voluntários, sempre tendo como missão garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores. Também procura estimular o acesso ao livro, com oficinas de leitura e intercâmbio com bibliotecas.

“O livro tem dois pesos, o do papel e o da ficção. Uma boa literatura faz a criança pensar”, enfatizou Volnei, citando diversos autores que contribuem para esse processo.

Volnei e toda a equipe do Quindim também receberam cumprimentos dos vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Estela Balardin/PT e Lucas Caregnato/PT; da deputada federal Denise Pessôa/PT, do deputado estadual Pepe Vargas/PT e da secretária municipal da Cultura, Magali Quadros, que representou o prefeito Adiló Didomenico/PSDB e considerou o Quindim uma janela que se abre para o sol entrar. No caso da deputada Denise, lembrou das vezes que trouxe o filho Eduardo no Quindim e o espaço ajudou a fortalecer o gosto do menino pela leitura.


PRÊMIO CAXIAS DO SUL:
- O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara de Vereadores a pessoas, entidades ou localidades que se destacam em serviços prestados à comunidade caxiense nos mais diferentes campos de ação.

SAIBA MAIS SOBRE O QUINDIM:
- O Instituto de Leitura Quindim fica na Rua Sinumbu, nº 1670, 6º andar, Centro de Caxias do Sul/RS. O órgão completará 10 anos de existência no próximo dia 19 de setembro.
- Tem por missão garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores. Estimula o acesso ao livro, com oficinas de leitura e intercâmbio com bibliotecas. As pessoas associadas podem retirar livros para leitura em suas casas e a comunidade em geral pode também fazer sua leitura no próprio espaço.
- A instituição foi criada pelos artistas Roger Mello e Volnei Canônica, os quais já realizaram mais de 130 ações e projetos nacionais e 35 internacionais.

Assista à matéria da TV Câmara Caxias:

 

22/06/2024 - 22:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo